Nova linhagem do Zika Vírus é descoberta no Brasil, diz estudo - Blog Unicpharma
Virologists Showing Zika Virus Vaccine, Conducting Clinical Trial Based On DNA

Nova linhagem do Zika Vírus é descoberta no Brasil, diz estudo

Segundo estudo realizado por pesquisadores do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), da Fiocruz Bahia, uma nova linhagem do Zika Vírus foi encontrada em alguns estados brasileiros.

O estudo avalia desde 2015 o avanço dos casos de Zika Vírus no Brasil e, de lá pra cá, o mesmo identificou alterações em 248 sequências genéticas do vírus. Já em 2019, foi constatado que cerca de 5,4% destas sequências nunca tinham sido encontradas aqui no país.

Artur Queiroz, um dos líderes do estudo, afirma que há dois dados que indicam que essa nova linhagem, de origem africana, tenha passado pelo Brasil em 2019:

  • a nova linhagem foi identificada em dois estados distantes entre si: Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro;
  • notou-se que os hospedeiros da nova linhagem do Zika Vírus seria um macaco e um “primo” do Aedes aegypti, o Aedes albopictus. 

De acordo com Queiroz, o perigo de uma epidemia é real, já que “a maior parte da população não tem anticorpos para isso”.

O Zika Vírus no Brasil 

Em 2020, até o momento, 3.692 casos suspeitos de Zika Vírus foram identificados no país, segundo o Ministério da Saúde. Apesar do número ser inferior ao de casos da Dengue (823.738) e de Chikungunya (47.105 casos) no mesmo período, recomenda-se um monitoramento constante desta nova descoberta.

De acordo com uma das autoras do estudo, Larissa Catharina Costa, apesar de estarmos vivendo uma pandemia, não podemos deixar de ficar atentos à outras doenças, principalmente o Zika Vírus.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *