Skip to content

A vitamina D – apelidada de “vitamina do sol” devido à sua capacidade de ser produzida na presença da luz solar – é um fator importante para manter o corpo humano saudável. Sua principal função é promover a absorção de cálcio , tornando-o necessário para o crescimento e remodelação óssea (quando o tecido ósseo maduro é removido e um novo tecido ósseo é formado).

No entanto, outros benefícios da vitamina D podem incluir regulação da pressão arterial, suporte ao sistema imunológico, controle de peso e muito mais. Aqui estão 10 benefícios da vitamina D que você deve conhecer, incluindo maneiras de obter mais vitamina em sua dieta diária.

1. Fortalece os Ossos

A vitamina D é conhecida por seus poderes de construção e fortalecimento ósseo. O cálcio que beneficia os ossos não seria capaz de fazer o seu trabalho sem a vitamina D. Os dois nutrientes juntos também podem ajudar a prevenir a osteoporose . Essa condição ocorre quando uma pessoa tem ossos fracos e quebradiços.

2. Suporta sistema imunológico

Um estudo descobriu que, além da gripe ou outras doenças respiratórias, as altas latitudes e o inverno são fatores de risco para baixo teor de vitamina D.3Pensando nisso, a vitamina D pode ser benéfica para aumentar a imunidade.

Os pesquisadores analisaram 25 ensaios clínicos randomizados comparando suplementos de vitamina D a placebos. Eles descobriram que a vitamina D reduziu o risco de infecção respiratória aguda com a suplementação diária ou semanal de vitamina D, especialmente em indivíduos com deficiência dela.

3. Ajuda a fortalecer os músculos

Juntamente com as suas capacidades de construção óssea, a vitamina D também tem influência no fortalecimento dos músculos. A vitamina ajuda o desenvolvimento e o crescimento das fibras musculares, o que pode ajudar no suporte ósseo para aumentar o equilíbrio e reduzir o risco de queda.

4. Promove a saúde bucal

Não há muitas pesquisas sobre o papel da vitamina D na saúde bucal. No entanto, uma revisão concluiu que, como a vitamina D ajuda nosso corpo a absorver cálcio, ela pode diminuir o risco de cáries, cáries e doenças gengivais.

5. Pode ajudar a prevenir o diabetes

Os estudos não são conclusivos, mas a vitamina D pode ser benéfica ao oferecer prevenção do diabetes tipo 1 e tipo 2. Um estudo descobriu que seis meses de suplementação de vitamina D aumentaram a sensibilidade à insulina em pessoas com diabetes ou com alto risco da doença.

6. Pode reduzir os sintomas da síndrome do intestino irritável

A vitamina D pode ser útil para indivíduos com síndrome do intestino irritável (SII), pois as pessoas com SII podem ter deficiências de vitamina D. Alguns investigadores descobriram numa revisão que, em seis estudos com dados de 572 participantes, havia uma ligação entre a suplementação de vitamina D e sintomas menos graves de SII.

Eles sugeriram que a redução na gravidade pode ser devida aos efeitos antiinflamatórios da vitamina D. No entanto, os pesquisadores observaram que os resultados não poderiam ser generalizados para todas as pessoas com SII. Eles também disseram que a relação entre a suplementação de vitamina D e esta alteração nos sintomas da SII é complexa e não completamente compreendida.

7. Pode ser útil para a depressão

O sol pode iluminar o seu humor, assim como a vitamina D: os pesquisadores descobriram uma ligação entre a depressão e a deficiência de vitamina D. Eles reconheceram que são necessárias mais pesquisas para definir o seu funcionamento exato – por exemplo, se os baixos níveis de vitamina D são uma causa ou efeito da depressão.

No entanto, os autores também recomendaram exames de deficiência de vitamina D para indivíduos com depressão e deficiência de vitamina D. Eles observaram que esses exames são uma forma simples e econômica de ajudar a melhorar os resultados relacionados à depressão.

8. Pode reduzir o risco de esclerose múltipla

Obter vitamina D suficiente pode reduzir a probabilidade de desenvolver esclerose múltipla (EM) . A EM é uma doença autoimune resultante de danos nos nervos induzidos por inflamação no sistema nervoso central (SNC).

Níveis mais baixos de vitamina D têm sido associados a um risco aumentado de esclerose múltipla. No entanto, uma maior ingestão de vitamina D pode resultar numa menor actividade da doença indicada numa ressonância magnética e num menor risco de recaída.

9. Pode reduzir complicações na gravidez

Consumir vitamina D suficiente pode ser benéfico durante a gravidez. A deficiência de vitamina D tem sido associada a um risco aumentado de desenvolver complicações como:

  • Diabetes gestacional
  • Pré-eclâmpsia
  • Nascimento prematuro

10. Ajuda a prevenir o raquitismo em crianças

A vitamina D, que apoia a saúde óssea, é especialmente importante para as crianças. Se não ingerirem vitamina D, podem desenvolver raquitismo. O raquitismo é uma doença que amolece os ossos e afeta principalmente crianças de até dois anos de idade.

Os bebês devem receber 400 unidades internacionais (UI) de vitamina D diariamente até os 12 meses de idade. Após esse tempo, eles precisam de 600 UI.