Skip to content

A hidratação é parte essencial na saúde da pele no dia a dia. Componente importante nesse cuidado, o Ácido Hialurônico serve para todos os tipos de pele, tendo diferentes benefícios. Composto por moléculas de açúcar que existem naturalmente no nosso corpo, o ácido hialurônico é uma substância presente em vários tipos de tecido, como a pele, os olhos, cartilagens e articulações.
Com o passar do tempo, a produção do ácido hialurônico começa a diminuir, deixando mais claros os primeiros sinais do envelhecimento e se fazendo necessária sua reposição.

O que é o Ácido Hialurônico?

O ácido hialurônico e o colágeno atuam em conjunto e são responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele, os dois têm diferenças importantes entre si. O colágeno é uma proteína que se organiza em diferentes agrupamentos, garantindo a firmeza da pele. Para que serve o ácido hialurônico? Estimulando a produção de colágeno, o ácido hialurônico serve como hidratante e afeta a maciez, suavidade, preenchimento e brilho da pele. Como agente revitalizador, garantindo maior sustentação e evitando a flacidez, rugas e linhas de expressão, responsável por manter uma pele jovem e saudável.

Benefícios Ácido Hialurônico em diferentes aplicações

Amplamente utilizado em cosméticos e tratamentos médicos, ele se destaca por promover hidratação, elasticidade e regeneração celular. A seguir, veremos os principais benefícios e para que serve o ácido hialurônico em diferentes aplicações da saúde e beleza.

Combater os sinais de envelhecimento

O envelhecimento diminui a produção de substâncias e gera alterações hormonais que ocorrem durante o tempo, uma delas é o colágeno, proteína responsável pela elasticidade e resistência da pele, também presente na composição de músculos e ossos. O Ácido Hialurônico serve para estimular o funcionamento dos fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno no corpo.

Diminuição de rugas e linhas de expressão

A falta de colágeno também provoca o aparecimento de rugas e linhas de expressão no rosto, causadas pela perda de elasticidade e volume. Isso pode acontecer por fator natural como o movimento repetido dos músculos no rosto ou por fatores externos como a poluição, falta de sono, desidratação e alta exposição solar.

Hidratação

O Ácido Hialurônico tem como característica especial: manter em seu interior cerca de mil vezes seu peso em água. Sendo essencial para maior hidratação da pele. Além disso, o Ácido Hialurônico também tem a capacidade de reter líquidos, preservando a hidratação já existente, protegendo a pele contra fatores externos que provocam o ressecamento, como frio em excesso, calor, e banhos quentes.

Ação de Preenchimento

Ao hidratar a pele, o ácido hialurônico exerce a importante função de preenchimento entre os espaços das células, ação que faz a pele ganhar volume, ficando mais lisa e uniforme.

Cabelos mais saudáveis

Além dos cuidados com a pele, o Ácido Hialurônico serve também para proporcionar vantagens no cuidado capilar. Combatendo o ressecamento, pontas duplas e os fios quebradiços. Deixando o cabelo mais leve, macio e com fios mais soltos, ajudando no controle do frizz facilitando o desembaraço.

Contraindicações

Apesar de ser amplamente utilizado em cosméticos e procedimentos estéticos devido às suas propriedades hidratantes e de preenchimento, o ácido hialurônico não é indicado para todos os indivíduos. Pessoas com alergia a algum componente da fórmula, infecções ou irritações na pele da área de aplicação devem evitar seu uso. Além disso, mulheres grávidas, lactantes e pessoas com doenças autoimunes devem consultar um especialista antes de utilizá-lo. É fundamental buscar orientação médica antes de qualquer aplicação para garantir segurança e evitar possíveis reações adversas.