Entenda como o seu corpo indica uuma possível intolerância à lactose
Agora que você sabe exatamente quanto comer todos os dias, você precisará descobrir quais alimentos comer. Ao contrário da crença popular, o tipo de alimentos que você escolhe comer é muito menos importante do que o quanto você come todos os dias. Isso não significa que escolher alimentos para sua dieta não importa. Alguns alimentos ainda são melhores do que outros para certos propósitos.
As escolhas alimentares não fazem tanta diferença quando se trata de perda de gordura e metas de crescimento muscular, mas definitivamente ajudam a otimizar a saúde total. Todos nós treinamos e fazemos dieta para ter uma boa aparência, sermos fortes e melhorar a saúde. Não negligencie os aspectos de saúde de uma dieta limpa, pois um corpo saudável terá muito mais probabilidade de ter um desempenho melhor durante o treinamento.
Proteínas Magras
Ao tentar construir e manter massa muscular, a ingestão adequada de proteína é essencial. As melhores escolhas de proteína são proteínas animais magras. Proteína que não é derivada de uma fonte animal é que é considerada uma proteína incompleta . Isso significa que faltam certos aminoácidos essenciais necessários para construir músculos. Aqui estão algumas das melhores escolhas de proteína:
- Peito de Frango
- Peito de peru
- Peixe (o salmão também contém gorduras saudáveis)
- Leite (especialmente desnatado ou sem gordura)
- Queijo (baixo teor de gordura ou sem gordura)
- Queijo tipo cottage
- Iogurte grego
- Carne de porco magra
- Carne bovina magra
- Ovos inteiros e claras de ovos
- Proteína de soro de leite
- Proteína Caseína
Gorduras Saudáveis
As gorduras desempenham muitos papéis diferentes dentro do corpo. Alguns ácidos graxos devem ser fornecidos pela dieta, pois não podem ser produzidos dentro do corpo. Eles são chamados de ácidos graxos essenciais. É sensato escolher fontes de gordura que contenham altas quantidades de ácidos graxos essenciais. Aqui estão algumas escolhas excelentes:
- Óleo de peixe
- Óleo de semente de linho
- Azeite
- Nozes
- Manteiga de amendoim (sem óleos hidrogenados)
- Manteiga de amêndoa
- Óleo de borragem
- Óleo de Prímula
- Salmão (também uma ótima opção para proteína)
- Gemas de ovo (também uma ótima opção para proteína)
Uma nota final sobre a escolha de fontes de gordura. As gorduras saturadas ganharam uma má reputação, mas ainda têm um propósito dentro do corpo e, portanto, devem ser incluídas na dieta. Os problemas só surgem da ingestão de gordura saturada quando quantidades excessivas são consumidas.
As gorduras trans, por outro lado, não têm absolutamente nenhuma função dentro do corpo e são incrivelmente prejudiciais à saúde. As gorduras trans (também conhecidas como óleos hidrogenados) devem ser evitadas o máximo possível por causa de seus efeitos colaterais negativos.
Escolhendo Carboidratos
Carboidratos oferecem escolhas alimentares mais práticas do que proteínas e gorduras. Na verdade, existem dois tipos principais de carboidratos para escolher: carboidratos complexos e açúcares. Carboidratos complexos resultarão em um aumento mais lento e constante do açúcar no sangue, enquanto os açúcares tenderão a causar um pico mais rápido do açúcar no sangue.
Muitas pessoas passaram a acreditar que o açúcar é um dos principais culpados pelo ganho de peso, mas isso não é necessariamente verdade. O açúcar aumentará os níveis de insulina mais do que os carboidratos complexos, o que pode ser útil principalmente na hora do treino. Aumentar os níveis de insulina durante o treino diminuirá a degradação do tecido muscular. Por razões de saúde, os carboidratos complexos são recomendados para outros momentos do dia. Aqui estão algumas excelentes opções de alimentos para carboidratos :
- Arroz integral
- Batata-doce
- Batatas vermelhas
- Aveia
- Cereais integrais
- Macarrão de Trigo Integral
- Frutas
- Vegetais
- Feijões
- Pão de Trigo Integral
- Dextrose (um açúcar ótimo para pós-treino)
- Maltodextrina (um carboidrato complexo que aumenta a insulina, como o açúcar, ótimo para pós-treino)
A importância das frutas e vegetais
Frutas e vegetais são frequentemente deixados de fora da maioria das dietas. Mesmo pessoas que são conscientes da saúde e entusiastas sérios do treinamento tendem a deixar frutas e vegetais fora de suas dietas. A maioria das pessoas evita frutas e vegetais porque não gostam do sabor ou acham que não servem para nada. Isso simplesmente não é verdade. Tanto frutas quanto vegetais são carregados de fibras e fitoquímicos saudáveis.
As fibras promoverão a regularidade e ajudarão a manter um sistema digestivo saudável. Isso pode não parecer importante para a perda de gordura e o crescimento muscular, mas tenha em mente que comer as quantidades adequadas de proteína, carboidratos e gordura não importará se eles não estiverem sendo digeridos e assimilados corretamente.
Fitoquímicos são compostos biologicamente ativos encontrados em frutas e vegetais. Eles dão às frutas e vegetais seu poder de combater doenças. Na verdade, muitos fitoquímicos estão atualmente em testes clínicos como cura para muitas doenças diferentes. Mais uma vez, sei que você está pensando: “que efeito isso tem na perda de gordura ?”. Um corpo doente não estará disposto a abrir mão de nenhuma de suas reservas de gordura, então a saúde deve ser sempre uma preocupação.
O açúcar contido na fruta é chamado frutose. Muitas pessoas passaram a acreditar que a frutose é ruim para você e promoverá o ganho de gordura. Isso simplesmente não é verdade. A frutose metaboliza de forma diferente de outros tipos de açúcar, mas ainda é uma ótima escolha para carboidratos. A frutose restaurará os níveis de glicogênio do fígado rapidamente e os estoques de glicogênio muscular lentamente. Embora a frutose seja tecnicamente um açúcar, ela não causa um pico de açúcar no sangue como muitos outros açúcares. Isso torna a fruta uma excelente escolha para consumo diário.
Você nunca ouviu alguém dizer: “Eu costumava estar em ótima forma, mas então comecei a comer frutas e engordei!”. Você nunca ouvirá ninguém dizer isso porque as frutas fornecem açúcar natural que não interfere na perda de gordura.
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527