Skip to content

Agrião: conheça os benefícios e cuidados ao consumir

Vegetal ajuda a proteger contra o câncer e também traz benefícios vasculares

O agrião é considerado o vegetal mais antigo e consumido pela população – está presente em todos os continentes, na maioria das saladas. É um alimento muito importante, pois tem uma grande quantidade de nutrientes em poucas calorias, além de ser rico em antioxidantes, bioflavonoides e outras substâncias que protegem contra alguns tipos de câncer, principalmente os do aparelho digestivo. O vegetal é uma boa fonte de betacaroteno, vitamina C, contém boas quantidades de minerais, como ferro, magnésio, potássio, e uma excelente fonte natural de cálcio.

Segundo um estudo publicado no British Journal of Clinical Pharmacology, o agrião tem múltiplos benefícios vasculares, como a redução da pressão arterial, pois ajuda a mantê-la saudável, sendo vantajoso para pessoas que costumam ter uma dieta pobre em cálcio, magnésio e potássio. É importante destacar que isso só é possível se for ingerindo in natura, e não através de suplementos.

É mais comum encontrá-lo como verdura, em saladas, ou algumas vezes como tempero. Consumi-lo diariamente é extremamente importante para manter a saúde, porém é importante variar a forma de preparo para garantir a continuidade no cardápio. O agrião também pode fazer parte de outros preparos, como sopas, sucos, farofas, omeletes, molhos e chás. Dessa forma, será mais fácil incorporá-lo a rotina alimentar.

Benefícios para o emagrecimento

O agrião é um forte aliado no combate ao sobrepeso, uma vez que é um alimento de baixíssima caloria, com muitas fibras solúveis e insolúveis, que garantem mais energia e disposição para praticar atividades físicas.

Os nutrientes presentes no vegetal garantem mais disposição e permitem que os praticantes de exercícios físicos consigam executá-los por mais tempo. Além disso, ele ajuda a restaurar os níveis de energia, e proporciona alívio aos músculos após exercícios.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *