Otite Externa: causas, sintomas e tratamento - Blog Unicpharma
Doctor Holding Otoscope And Examining Ear Of Senior Woman

Otite Externa: causas, sintomas e tratamento

AOtite Externa, também chamada de Ouvido de Nadador, é uma infecção causada pela proliferação de bactérias no canal auditivo externo. Esse canal é constituído pelo pavilhão auricular, canal auditivo externo e o tímpano (ver abaixo). 

O acúmulo de água e a interferência de hastes flexíveis, ou do próprio dedo no ouvido, facilitam os danos na fina camada de pele que o reveste e protege.

Apesar de conter características adequadas para a sua autoproteção, em algumas pessoas, esses sistemas do canal auditivo externo não são suficientes. Fatores como intensa transpiração, umidade no ouvido, arranhões no canal e sensibilidade a produtos como shampoo e sabonetes podem favorecer o surgimento da infecção. 

Quais são os sintomas da Otite Externa?

A Otite Externa apresenta sinais bem característicos. Veja abaixo os principais:

  • Dor intensa no ouvido;
  • Perda de audição;
  • Secreção;
  • Febre; 
  • Coceira. 

O diagnóstico da doença deve ser realizado por um médico especialista, como um otorrinolaringologista e, nos casos das crianças, um pediatra. Na maioria dos casos, um exame otológico é solicitado para verificar o interior do ouvido. 

Como prevenir a Otite Externa?

Para evitar a infecção, é importante seguir as seguintes recomendações médicas: 

  • Não utilizar hastes flexíveis. Elas podem danificar o canal auditivo externo e/ou empurrar a cera de ouvido para dentro do canal; 
  • Não fazer uso de objetos que possam ferir o canal auditivo externo;
  • Utilizar protetores auriculares sempre que for nadar;
  • Secar com cuidado o ouvido e usar sempre uma toalha de tecido leve. 

Como funciona o tratamento da Otite Externa?

O uso de analgésicos, antifúngicos ou antibióticos são comuns no tratamento da doença. Medicamentos em gotas na região infectada também é importante para aliviar os sintomas. 

Em casos mais graves, a limpeza do ouvido do paciente deve ser realizada por um otorrinolaringologista. Fique atento aos sinais da Otite Externa e cuide da sua saúde. 

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *