Skip to content

Descubra qual tipo de barba combina com seu rosto

O visual perfeito também leva em conta o corte de cabelo e a sua idade

Deixar a barba crescer é uma decisão difícil. A maioria dos homens gosta, enquanto as mulheres reclamam seja por reprovação estética ou porque sentem-se incomodadas com os arranhões causados no contato com os pêlos cerrados. Mas se você está convicto a bancar o visual mais sério, a cabeleireira Leila Bueno, da Clínica New Man, tem todas as dicas paramanter o perfil alinhado, sem cara de sujeira ou desleixo. Na entrevista abaixo, ela lista quais os tipos de barba possíveis, especifica com que formatos de rosto elas combinam, dá dicas para manutenção e revela que mensagens estão por trás da sua escolha favorita.

Existe algum formato de rosto que não combina com barba?

Rostos muito arredondados não ficam bem de barba, pois os pelos dão ainda mais volume à aparência. Mas se você quiser usar mesmo assim, lembre-se de aparar os pelos sempre acompanhando as linhas do rosto.

A idade interfere?

Quem fica melhor de barba: homens mais novos ou mais velhos? A idade interfere sim. Os homens mais novos ficam melhores de barba, aparentam ser mais maduros. Quando o homem optar por usar barba, entretanto, ele deve ter muito cuidado com a higiene. Lavá-la depois de comer é um cuidado básico, mas nem todo mundo faz isso (e os alimentos acumulados favorecem a proliferação de bactérias). Os micro-organismos, algumas vezes, até mancham a pele. Muitos homens não tiram a barba por causa dessas marcas.

E cavanhaque, qualquer homem pode usar?

Homens com rosto quadrado ficam muito bem de cavanhaque. Mas quem for adepto dos pelos no queixo deve lembrar que o cavanhaque é mais um elemento que dá volume ao rosto.

As costeletas ainda são usadas hoje em dia? Em que homens elas ficam bem?

As costeletas são usadas na medida de três dedos. Elas suavizam a expressão de quem tem o rosto muito redondo ou o queixo muito comprido. Para o uso da costeleta é importante a avaliação de um visagista (profissional que analisa o perfil da pessoa por inteiro: cabelo, rosto, pescoço). Esse especialista para ver se o seu tipo combina com a costeleta. Mas posso adiantar que rosto pequeno e muito cabelo não ficam bem com ela.

O corte de cabelo interfere na forma como a barba deve ser feita?

Sim. O cabelo muito baixo, por exemplo, não fica bom com barba comprida e cerrada. Já o cabelo com 5 ou 6 dedos de comprimento fica muito bom em barbas cerradas, mas o homem precisa ser magro e alto. Cabelos enrolados pedem barba com máquina 2, muito bem feita e com as linhas bem delineadas.

E o bigode: com que formato de barba e rosto ele cai bem?

O bigode já não se usa mais com tanta frequência. Nos homens de buço largo, entretanto, ele é essencial, porque harmoniza melhor as proporções do rosto. Se este não é seu caso, evite. O bigode envelhece o visual.

Usando a navalha, a barba deve ser aparada com que intervalo? O mesmo vale para a lâmina?

Uma vez por semana é o ideal, para lâmina e navalha. Mas vale ressaltar que os dois métodos mudam a posição do pelo, encravando. Se o homem não tiver paciência de cortar a barba com a lâmina ou navalha a favor da direção do pelo e não escanhoar sempre, vai acabar ficando com a pele sensível e sempre machucada.

O uso de cera está liberado para qualquer tipo de pele?

Eu não aconselho a depilação com cera no rosto, pois pode causar sérios danos à pele, de alergias a queimaduras. Além disso, a cera pode deixar a pele do rosto flácida se for usada com frequência.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *