Bacteriana ou viral: como identificar o tipo de sinusite - Blog Unicpharma
Oh No, Could It Be Flu?

Bacteriana ou viral: como identificar o tipo de sinusite

Sinusite é a inflamação das mucosas que ficam nas cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Alterações anatômicas que impedem a drenagem de secreção e processos infecciosos ou alérgicos que facilitam a instalação de germes oportunistas são fatores que podem desencadear o problema. Dependendo da causa, o tipo de sinusite muda.

Sintomas podem variar

O principal sintoma do tipo de sinusite aguda é a dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido. A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou a pessoa pode ter a sensação de pressão ou peso na cabeça.

Os especialistas do Ministério da Saúde explicam que, na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite também aparecem na sinusite aguda.

Quando se fala em sinusite crônica, os sintomas são os mesmos, mas variam muito de intensidade. A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes, enquanto a tosse é dominante e piora quando a pessoa se deita.

Isso acontece porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas causando o sintoma. Vale dizer que os acessos de tosse são particularmente frequentes pela manhã, ao se levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer, no decorrer do dia.

Como saber o tipo de sinusite

Além de aguda ou crônica, a doença pode ser viral ou bacteriana. O tipo de sinusite é determinado pelo agente causador, o que também pede tratamentos diferentes para o problema. Vamos entender a diferença entre elas.

A sinusite viral é provocada pela infecção por vírus. Seus sintomas são muito semelhantes a uma gripe, com especial destaque para obstrução nasal, secreção nasal um pouco mais espessa e diminuição do olfato. Tosse e febre também podem aparecer. Esse é o tipo de sinusite mais comum.

Na sinusite bacteriana, pode haver mais secreção em uma narina do que na outra e ela tem aspecto purulento, ou seja, se parece com pus amarelado ou esverdeado. Outros aspectos que devem ser observados nesse caso: piora do quadro após 72 horas de uso de medicamento, inchaço ou vermelhidão nas pálpebras, dor de cabeça intensa com irritabilidade, prostração, vômitos ou alterações visuais.

Lembrando que tanto a sinusite viral quanto a bacteriana devem ter o diagnóstico confirmado por um médico otorrinolaringologista. Só esse especialista pode indicar o medicamento adequado para o seu tipo de sinusite.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *