Skip to content

Comida árabe contribui para o sucesso da dieta

Culinária da Síria e do Líbano vai muito além do kibe e da esfiha

Carnes vermelhas, aves, peixes, frutos do mar, grãos, legumes, frutas e temperos dos mais variados fazem parte do cardápio da comida árabe. Com sabores e texturas exóticas, além de muitos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, essa culinária pode entrar na dieta, abrilhantar as refeições diárias e ainda contribuir para um emagrecimento saudável.

“A vantagem desta cozinha para a dieta é que há preferência por ingredientes naturais, frescos e variados. As preparações são normalmente pouco gordurosas, pois grande parte dos alimentos são cozidos, assados ou grelhados”, explica a nutricionista Katia Iared. Aos imigrantes libaneses e sírios é que se deve a presença dessa culinária em terras brasileiras. Esses dois países foram os únicos dentre as 22 nações árabes que difundiram suas receitas pelo mundo.

As delícias trazidas por eles vão muito além dos famosos kibe e esfiha. Alguns dos pratos mais saudáveis são tabule (138 kcal), abobrinha recheada (126.34 kcal), arroz com lentilhas (193.39 kcal), arroz marroquino (249.08 kcal), beirute de rosbife (230.97 kcal), charuto de folha de uva (99.13 kcal) e charuto de repolho (66.73 kcal). Esses teores calóricos são referentes a 100g.

Para aprender a colocar essas delícias no seu regime, veja dicas da nutricionista Cristiane Ruiz sobre os ingredientes e receitas das arábias.

Carnes vermelhas e brancas

As carnes de carneiro, cabrito, galinha e peru são as mais usadas, sendo recheadas ou asadas, essa última a melhor opção para a dieta. O salmonete, o peixe-espada e a sardinha são os mais populares do menu. Os pratos são regados com azeite de oliva, rico em antioxidantes e forte aliado para reduzir a gordura visceral abdominal.

Grãos
Boa fonte de proteínas, carboidratos, ferro, cálcio, potássio e vitaminas do complexo B, o grão de bico controla as taxas de açúcar no sangue, reduz a taxa de colesterol ruim, ajuda a combater a anemia, controla a hipertensão e melhora o funcionamento do intestino. A lentilha é praticamente isenta de gordura, além de apresentar ácido fólico, que fortalece funções cerebrais como memória e raciocínio.

Verduras e legumes

Abobrinha, repolho, folha de videira, acelga, tomate, pimentão e berinjela são os mais presentes na culinária árabe. Sejam cozidos, recheados ou em conserva, esses itens são ideais para encher o prato sem culpa.

Frutas
Algumas das delícias naturais que compõem doces e licores são uva, figo, romã, ameixa, damasco, amêndoa, pistache, avelã e tâmara. Esses ingredientes são usados em bolos, pudins, caldas, geleias, saladas e até ensopados de carne.

Especiarias
Aposte nelas para incrementar o tempero de saladas e até para salpicar sobre o grelhado. As especiarias mais utilizadas são semente de anis, cravo da índia, cominho, gengibre, sumagre, noz moscada, semente de gergelim, alho, cebola, snubar e pimenta da jamaica. Entre as ervas, destacam-se manjericão, coentro, funcho, manjerona, hortelã, salsa, alecrim, açafrão e cardamomo. Entre os aromatizantes estão almíscar, âmbar, água de rosas e a água de flor de laranjeira. O mix de temperos zattar, conhecido por ter propriedades curativas, é composto por manjerona, tomilho, sementes de gergelim torradas e bagas vermelhas e amargas do sumagre.

Coalhada
É um tipo de leite fermentado que proporciona o aumento da absorção de vitaminas do complexo B no intestino e a melhor absorção do cálcio pelo organismo.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *