Skip to content

Confira também o suplemento Morosil aqui na UnicPharma para a gestão do peso, da gordura abdominal, diminuição do colesterol, ação de antioxidante e muito mais!

Fibras facilitam processo de emagrecimento e fazem bem à saúde

Elas regulam o funcionamento do intestino e atuam no controle da diabetes

Dicas não faltam para quem quer emagrecer. Baterias de exercícios, alimentação equilibrada, horário fixo para refeições, etc. Além de tudo isso, uma boa opção para vencer a corrida contra a balança é a inserção de fibras no cardápio diário.

A lista de benefícios das fibras é extensa. Embora elas não sejam absorvidas pelo organismo, como as vitaminas, elas são importantes para o bom funcionamento do intestino. Divididas em dois tipos diferentes, solúveis e insolúveis, elas ajudam, inclusive, a melhorar a saúde. As solúveis conseguem ser absorvidas pela água e formam um tipo de gel. Essa combinação poderosa acaba com gorduras nas artérias e, além disso, são ótimas para evitar a absorção dos lipídios por parte do intestino. Enquanto passam pelo organismo, elas levam consigo as toxinas que se acumulam no corpo.

Assim que entram em contato com o aparelho digestivo, as fibras garantem uma sensação mais prolongada de saciedade – ótima para quem precisa comer menos – uma vez que elas fazem com que os carboidratos sejam absorvidos de forma mais lenta. É simples: elas passam mais tempo no organismo, incham, e causam menos fome. O benefício contribui para a perda de até 8 quilos em 30 dias. Além disso, elas auxiliam no combate do colesterol ruim (LDL).

Inclua fibras na dieta

Para encontrar essas substâncias em abundância basta incluir nas refeições leguminosas, frutas, e verduras (preferencialmente crus) e cevada. As fibras solúveis também são valiosas para os diabéticos. Uma vez consumidas habitualmente, elas contribuem para o controle da glicemia. Já no tratamento, no entanto, elas não substituem os medicamentos para quem sofre de diabetes.

As fibras insolúveis, por sua vez, têm como papel regular o trabalho do intestino. Pães nas versões integrais, arroz, trigo, frutas, legumes e verduras são ótimas fontes. De acordo com estudos nutricionais, é necessário beber muita água e comer, pelo menos, 20 gramas de qualquer um dos tipos de fibras para, assim, sentir na pele suas ações e dar adeus à barriguinha saliente indesejada.

A vantagem do consumo de fibras beneficia diretamente as mulheres. Essas substâncias fazem mágica no organismo e são incríveis quando se procura combater a prisão de ventre.

Apesar do incômodo estar também ligado a problemas emocionais, estudos apontam que essas substâncias contribuem para o bom funcionamento da região do cólon.

De acordo com estudos divulgados pela publicação científica Journal of the National Cancer Institute, o consumo de fibras afasta a possibilidade de desenvolver câncer de intestino. A conclusão do estudo foi obtida pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que acompanhou o consumo de fibras entre 2,5 mil pessoas e percebeu, ao longo do trabalho, uma queda na possibilidade do aparecimento de tumores no órgão. Outras pesquisas também relatam contribuição na prevenção de câncer de cólon.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *