Skip to content

Vinagre de maçã ajuda mesmo a recuperar o cabelo?

Ingrediente ajuda na fixação de cremes de tratamento nos fios, potencializando seu efeito

Volta e meia alguma dica antiga torna a ser notícia. O vinagre de maçã é um desses casos de “resgate” de uma prática já muito utilizada no passado. Sabemos que os cabelos podem se tornar quebradiços, porosos, desvitalizados e danificados por uma série de motivos do dia a dia. Nesses casos, antes de partir para uma solução radical como o corte (que muitas vezes é inevitável), é válido tentar recuperar os cabelos através do uso de cremes nutritivos, restauradores, umectantes e reconstrutores.

Muitas pessoas investem em tratamentos com esses cremes, mas às vezes eles não funcionam. O pH dos fios danificados é alcalino e o desgaste pode ser tanto que o creme de tratamento não consegue se fixar aos fios, levando todo o seu investimento literalmente para o ralo. É aqui que entra o vinagre de maçã: é interessante utilizá-lo diluído em água, pois ele ajuda a selar o produto nos seus fios. O vinagre de maçã contém o pH ácido, o que contribui com o fechamento das cutículas abertas.

Ao fechar as cutículas com o vinagre de maçã, os cabelos perdem o frizz e adquirem brilho, porque a luz vai passar a refletir nos fios de forma mais uniforme do que antes! O ideal é usar o vinagre em todo o cabelo, podendo inclusive aplicá-lo na raiz, porque ele tem ação antifúngica e de limpeza, levando a uma melhora da caspa, em pessoas com essa predisposição.

Como usar o vinagre de maçã nos cabelos?

Misture uma colher de sopa do vinagre de maçã em um copo de água filtrada morna. Borrife essa mistura em todo o cabelo, após a limpeza e, na sequência, aplique o creme de tratamento indicado mecha a mecha. Deixe agir por 3-5 minutos com touca térmica ou toalha umedecida em água quente. Ao final, enxágue tudo usando a água com vinagre diluído. Não se preocupe, pois o cheiro fica completamente disfarçado pela máscara nutritiva. A água com vinagre já deverá estar fria no final do processo e isso vai ajudar ainda mais a selar as cutículas.

Escolha de cremes de tratamento

Sabemos que os cabelos podem ser danificados por uma série de motivos, entre eles: excesso de sol, sal, cloro, vento, tinturas, descoloração dos cabelos, abuso de secadores e chapinhas e produtos que contém álcool, como mousses modeladoras e géis, além de tratamentos como a escova progressiva, alisamento e permanente.

No caso dos cabelos danificados, as cutículas (parte mais externa dos cabelos) já estão parcialmente abertas pelo próprio ressecamento e abuso das substâncias que causaram esse “estrago” nos fios. Portanto, quando for fazer um tratamento com uma máscara nutritiva ou reconstrutora não é necessário usar um shampoo anti-resíduos, que teria a propriedade de abrir mais as cutículas (e facilitar a penetração dos ativos), mas também poderia contribuir para um ressecamento e dano ainda maior dos fios. Em vez disso, recomenda-se um shampoo hidratante suave. Depois da limpeza, aí sim é a hora de utilizar a máscara ou ampola de tratamento. É muito importante consultar um especialista para ajudar a escolher o produto ideal para o seu cabelo. Muitas vezes achamos que os cabelos precisam de proteína, mas na verdade eles precisam de hidratação ou nutrição. E se você encher de proteína um cabelo já saturado, os fios podem ficar muito duros e quebrarem! Um verdadeiro desastre!!!! Portanto, na dúvida, use apenas hidratantes ou, melhor ainda, consulte um especialista e discuta um cronograma de tratamento para os seus cabelos! Você irá economizar tempo, dinheiro e fios!

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *