Skip to content

O que é colelitíase?

Colelitíase é o diagnóstico dado à presença de cálculos no interior da vesícula biliar, ou seja, a famosa “pedra na vesícula”.

Esses cálculos se formam quando há desequilíbrio na concentração de partículas de colesterol e cálcio na composição da bile – substância armazenada na vesícula, que auxilia na digestão dos alimentos.
A causa precisa ainda é desconhecida, mas aspectos genéticos, fatores metabólicos e a própria alimentação têm relação com a formação desses cálculos.
Em alguns casos, a colelitíase não manifesta sintomas e é descoberta em exames de rotina ou até por conta de outras condições clínicas desencadeadas pelo problema. 
Ainda assim, vale considerar a colelitíase se, frequentemente, você sente dor aguda acima do umbigo, dor na parte superior e central ou no quadrante superior esquerdo no abdômen, intolerância ao consumir alimentos gordurosos, náuseas e dor de cabeça.
Entre os fatores de risco estão: obesidade, sedentarismo, anemia hemolítica crônica, gravidez, mulheres em idade fértil e/ou que tiveram múltiplas gestações, uso de anticoncepcional, presença de úlcera no duodeno, pessoas que já fizeram alguma cirurgia no estômago.
Quando não é tratada, a colelitíase pode trazer complicações relacionadas ao movimento dos cálculos, que podem bloquear ductos da vesícula, causando inflamações graves, inclusive do pâncreas (pancreatite)
Lembrando que, em 80% dos casos, o problema não tem sintomas, então, não adie suas consultas e exames de rotina!

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *