Skip to content

Use pincéis e faça a sua maquiagem durar mais

Entenda qual é o formato mais adequado para base, blush e sombra

Fazer sua maquiagem pode ser simples e render um resultado com ares profissionais. Para isso, além de saber quais produtos serão usados em seu rosto, é importante entender que existem várias formas de aplicar cada um desses produtos. Usar esponjas, cotonetes e até os dedos para passar a maquiagem é uma opção, mas a finalização costuma ficar por conta dos pincéis. “O uso desses acessórios garante uma textura mais aveludada e uniforme à pele, além de um acabamento mais adequado nos sombreados e na precisão da execução dos traços”, explica o maquiador Miguel Rebouças, professor do curso de maquiagem no Senac Santana, em São Paulo.

Pincel para base

O pincel para aplicação de base deve ser de largura média e ponta arredondada. O maquiador Flavio Fernandes, do salão Performa Estética e Cabelo, afirma que o item deve ter cerdas sintéticas, para homogeneizar a distribuição do produto na pele. “O ideal é dividir o rosto em três partes e, com o pincel, espalhar a base. É muito importante uniformizar o pescoço, colo e orelhas somente com o produto que restar no pincel”, afirma o professor de maquiagem Miguel Rebouças.

Pincel para pó

Geralmente, é o mais cheio entre os pincéis. Opte por modelos macios, com muitos pelos e com a ponta arredondada. O produto deve ser aplicado na zona T do rosto, eliminando pontos de oleosidade. Caso queira finalizar a maquiagem passando o pó no pescoço e colo prefira um modelo com o cabo curto, pois o modelo adere ao formato da mão.

Pincel para blush redondo

A opção de tamanho médio e com a ponta arredondada deve ser usada para ressaltar as maçãs do rosto e dar um toque de cor. Flavio Fernandes ressalta que o item também pode ser usado para aplicar pó compacto, desde que você se atente à limpeza do produto. “É importante verificar se não há resquícios do blush antes de usar o pincel para o pó, evitando a chamada ‘cor mutante’, que é aquela diferente da orginal”.

Pincel para blush chanfrado

As cerdas desse pincel formam uma linha diagonal, tornando o modelo ideal para marcar a lateral da face. O pincel ainda pode ser usado para aplicar iluminador e pó bronzeador. O maquiador Miguel Rebouças afirma que a aplicação do blush deve ser feita em movimentos circulares para espalhar melhor o produto.

Pincel para sombra

Há diferentes tipos de pincéis para serem usados com a sombra. Para depositar a maquiagem, você deve usar o pincel com cerdas cheias e curtas, o modelo não deixa que o produto se espalhe e borre a maquiagem. Para esfumar e marcar o côncavo opte pelas cerdas macias em formato oval. “O pincel chanfrado pequeno é ideal para delinear sombras”, diz a gerente de treinamento e didática da Contém 1g, Adriane Izumi Ishida.

Pincel para batom

Para marcar o contorno dos lábios o ideal é utilizar um pincel com cerdas sintéticas bem finas e juntas. Já na hora de espalhar o batom, use o de cerdas mais grossas e maiores. Miguel Rebouças afirma que este pincel garante uma aplicação mais uniforme e confere maior durabilidade ao batom. “O uso do lápis delineador para lábios também ajudam na fixação do batom. Além disso, preencher os lábios de fora para dentro facilita na hora da aplicação do batom”.

Cuidados com os pincéis

O maquiador Flavio Fernandes explica que uma dica de conservação é comprar jogos de pincéis em cartelas, pois isso evitar que os itens fiquem em um estojo junto com a maquiagem e acabem amassando ou perdendo cerdas. Outro cuidado é lavar o pincel com xampu neutro e depois aplicar um pouco de condicionador para deixar as cerdas macias.

Todos os pincéis podem ser lavados, independente do tipo das cerdas e se têm pelos naturais ou sintéticos. A secagem deve ser natural, deixando o produto em cima de uma toalha. Adriane Izumi Ishida adverte que a limpeza dos pincéis deve ocorrer a cada 15 dias. Outra opção é usar um higienizador específico para pincéis, que limpa e retira o acúmulo de maquiagem sem danificá-los.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *