Skip to content

Prepare a pele antes da depilação com cera e evite irritações

Cuidados com banho e roupas ajudam a reduzir pelos encravados e manchas

Na hora da depilação com cera todo cuidado é pouco para evitar vermelhidão, manchas, pele irritada e pelos encravados. Alguns hábitos são essenciais para prevenir esses problemas, mas devem acontecer dias antes ao dia da depilação. “Esfoliantes, loções e até a temperatura do banho são fatores que podem fazer a diferença ao preparar a pele para a retirada dos pelos, sem deixá-la sensível demais”, conta a dermatologista Fernanda Tessara, do Rio de Janeiro. Adote sete cuidados recomendados por especialistas e diminua as chances de ter complicações com o uso da cera.

Esfoliação na hora certa

Esfoliar a pele é um bom hábito para eliminar as impurezas e combater pelos encravados, mas o ideal é fazer essa prática nos dias após a depilação, e não antes. “A esfoliação da pele deve ser feita com muito cuidado, uma vez que, se for muito agressiva, pode deixar a pele mais sensível e vulnerável a infecções e manchas”, adverte a dermatologista Cristiane Dal Magro, da clinica Renova, em Brasília. Ela recomenda fazer o uso de produtos esfoliantes pelo menos uma semana antes da depilação com cera e voltar a usá-los somente dias após a remoção dos pelos.

Pouco sol

Evite tomar sol no mesmo dia em que for depilar. Segundo a dermatologista Fernanda Tassara, a pele bronzeada fica mais sujeita a manchas pós-depilação e tende a ficar mais ressecada. “O ressecamento pode deixar a pele ainda mais sensível, aumentando as chances de dores na hora da remoção e vermelhidão”, conta a profissional.

Hidratantes

Eles são permitidos no dia da depilação, mas desde que com muita moderação. “É preciso cuidado porque a pele pode ficar muito oleosa antes da depilação e dificultar a retirada dos pelos com a cera”, conta Fernanda Tassara. Mas evite os óleos corporais que costumam deixar a pele muito mais pegajosa. Fique de olho também em reações da pele, sobretudo se a sua for mais sensível. A dermatologista Cristiane Del Magro lembra que algumas substâncias dos produtos podem reagir com a cera e provocar irritações.

Período menstrual

Durante a menstruação, a mulher tende a ficar mais sensível à dor por causa dos hormônios da TPM. “Por isso, recomendamos evitar deixar para depilar com cera e outros procedimentos dolorosos”, conta Cristiane Del Magro. Se você tiver muita sensibilidade durante o período menstrual e não puder adiar a depilação, opte pelo uso da lâmina ou cremes depilatórios apenas nessa ocasião.

Tome um banho antes

O banho de água morna ajuda a abrir os poros da pele e reduz a quantidade de micro-orrganismos. Dessa forma, os pelos podem sair com mais facilidade e menos dor, além de o risco de infecções ser menor. “Também é bom lavar novamente a área após a depilação com sabonete antisséptico, para garantir ainda mais proteção”, recomenda Cristiane Del Magro.

Vista peças confortáveis

Roupas mais larguinhas e de tecidos naturais, como o algodão, deixam a pele respirar e evitam o aquecimento da área que será depilada. Fernanda Tassara conta que roupas muito apertadas provocam muito atrito na pele e a deixam mais sensível e inflamada, o que pode aumentar as dores durante a depilação e as chances de pelos novos nascerem encravados.

Prepare a pele

Use loções especiais pré-depilatórias, que ajudam a eliminar as bactérias e limpar a pele. As dermatologistas explicam que uma pele limpa aumenta a aderência da cera, pois impede que resíduos de creme ou suor atrapalhem a depilação. Prefira os produtos que são livres de álcool na fórmula, para não deixar a pele irritada.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *