Skip to content

Colesterol alto é ligado ao Mal de Alzheimer

Manter as taxas elevadas de colesterol não é só ruim para o coração. Um novo estudo, realizado por pesquisadores da Finlândia, mostra que, na faixa dos 40 anos de idade, quando o nível de colesterol total é alto (ou até mesmo atinge o nível limítrofe), também cresce significativamente os riscos de doenças como o Mal de Alzheimer e outras doenças degenerativas no futuro.

Cientistas avaliaram quase 10 mil pessoas da Califórnia (EUA) durante quatro décadas, um dos maiores estudos relacionados com o envelhecimento e demência já produzidos. Ao final da pesquisa, 600 voluntários desenvolveram Alzheimer ou uma condição conhecida como demência vascular, quando estavam com seus 60, 70 e 80 anos. 

De acordo com as diretrizes médicas atuais, o colesterol total acima de 240 é considerado alto, e um colesterol de 200 a 239 é considerado limítrofe alto. Os cientistas não avaliaram as taxas de HDL (colesterol bom) e do LDL (colesterol ruim), pois essas classificações não eram amplamente compreendidas quatro décadas atrás. Mas os estudiosos afirmam que a maioria das pessoas com colesterol total elevado tinham altos níveis de mau colesterol (LDL), com cerca de 2/3 do colesterol total. 

As análises apontaram que ter uma taxa elevado de colesterol alto aumenta o risco de Alzheimer em 66%, enquanto manter esse índice na zona limítrofe aumenta em 52% a propensão para demência vascular. 

A conclusão do estudo é de que cada vez mais os benefícios para o coração e cérebro estão associados. Para os cientistas, controlar os fatores de risco para as doenças cardíacas, como colesterol, pressão arterial, diabetes e sobrepeso, pode proteger o cérebro da velhice até mesmo nas pessoas que tenham predisposição genética para desenvolver doenças degenerativas. Da mesma forma, adotar uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos também mantêm o cérebro afiado.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *