Skip to content

Sangue na urina pode ser câncer?

Esse sintoma está associado a três órgãos diferentes em que há a manifestação da doença

Uma urina avermelhada ou com coloração escura — quando não há possibilidade de ser apenas um reflexo da ingestão de certos medicamentos ou alimentos (como a beterraba) ou ainda de muito esforço físico —, é um sinal de alerta do corpo.
E apesar da hematúria, nome clínico dado ao sangue na urina, ser uma manifestação de uma grande variedade de doenças, algumas até mais simples de serem tratadas, é essencial que o paciente busque ajuda médica imediata, pois também pode significar a presença de tumores malignos no organismo.
 
Câncer de rim
O câncer renal é mais comum em pessoas acima dos 50 anos de idade e pode ser assintomático a princípio, o que acaba por diminuir um bom prognóstico da doença, já que é descoberto em fases avançadas.
O sangue na urina é o sintoma mais comum dessa condição e, quando visível, geralmente vem acompanhado de coágulos. Além disso, dor lombar, massa abdominal palpável no lado do rim acometido e, quando em homens, varizes no saco são outros sinais que podem ajudar a identificar a condição.
 
Câncer de bexiga
O urotélio, que é o tecido que forra a bexiga, fica exposto a diversas toxinas do corpo e é por esse motivo que o câncer acontece nesse órgão. Quando a doença ataca, o urotélio se prolifera de forma anormal, invade todo o órgão e, em alguns casos, ainda cresce para fora dele e circula pelo corpo, causando metástase.
Pacientes acometidos por essa condição também apresentam sangue na urina como o principal e primeiro sintoma, principalmente em forma de sangue vivo e não só urina com coloração diferente. Algumas pessoas ainda podem sentir dor ou ardência ao urinar e mais urgência para ir ao banheiro.
 
Câncer de próstata
A próstata é uma glândula masculina que se encontra entre a bexiga e o canal da uretra, por onde a urina passa, e o câncer nesse órgão é o mais comum para os homens, principalmente na terceira idade.
Como o tumor acaba causando uma obstrução da uretra (apesar de ser apenas nas fases mais avançadas da doença), os sintomas mais comuns são dificuldade e dor para urinar, vontade incontrolável de ir ao banheiro, jato fraco e a presença do sangue na urina.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *