Skip to content

O que é um problema de pressão

O problema de pressão é indicado por valores mais altos do que o recomendado para a pressão arterial

É possível dizer que uma pessoa tem problema de pressão quando a sua pressão arterial está acima do que é recomendado pelos médicos.
Quando está abaixo também é ruim, mas é um quadro que não implica, necessariamente, em sintoma ou causa de doenças graves. Até porque, a pressão pode baixar pelas mais variadas situações do dia-dia.
Ainda assim, não deixa de ser um problema de pressão, então, vale ter atenção se as crises de pressão baixa se repetem muitas vezes.
A pressão arterial é a força que o sangue faz na parede das artérias em dois momentos diferentes: quando o coração se contrai (pressão máxima) e quando o coração se dilata (pressão mínima).
O problema de pressão é detectado quando os valores de pressão máxima e de pressão mínima estão irregulares.
Por isso, é importante ter atenção a essa recomendação da Sociedade Brasileira de Cardiologia: um valor ótimo de pressão arterial é menor ou igual a 120 x 80mmHg (12 por 8) e um valor normal é menor ou igual a 130 x 85mmHg (13 por 8,5)
As possíveis causas de um problema de pressão são muitas e bem variadas. Entre elas estão hereditariedade, envelhecimento, sobrepeso, obesidade, sedentarismo, má alimentação, tabagismo, consumo exagerado de álcool e até estresse.
Em geral, um problema de pressão não tem sintomas específicos. Por isso, é muito importante medir a pressão regularmente e, ao menor sinal de alteração, procurar um médico.
Quando a pressão alta não é tratada, pode causar dores de cabeça, vômito, falta de ar, agitação e visão embaçada.
Se essa condição persiste, sem diagnóstico nem tratamento, as consequências são bem graves e podem levar a derrames cerebrais, doenças do coração, insuficiência renal e danos nos olhos que podem levar à cegueira.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *