Skip to content

Saiba como evitar marcas de expressão com ginástica facial

Muitas mulheres sentem que envelheceram não só pela flacidez muscular do rosto, mas pelo aspecto da derme, que se mostra sem viço, com poros dilatados e vincos ao redor dos olhos e nariz. Como regra geral, um médico recomenda o início de um ritual de cuidados diários entre os 25 e 30 anos idade, quando a pele começa a perder colágeno e elastina. Pessoas de pele clara ou que tomam muito sol devem começar a pensar no assunto mais cedo.

Estima-se que 90% dos sinais associados ao envelhecimento, como rugas e flacidez, são causados pela exposição solar, segundo o cirurgião plástico Ruben Penteado. A primeira recomendação para prevenir o envelhecimento do rosto é usar protetor solar diariamente, também no colo e nas mãos, áreas que ficam mais expostas. “Esse hábito deve ser iniciado o quanto antes, pois os efeitos nocivos da radiação solar são cumulativos”, diz.

Ginástica facial

O processo de flacidez facial é acompanhado pelo surgimento de rugas, sulcos e depressões na pele, principalmente nas pálpebras, maçãs do rosto, queixo, pescoço e na área ao redor da boca. Em 70% dos casos os primeiros sinais aparecem a partir dos 35 anos. “Vale lembrar que o estresse e o hábito de fumar podem antecipar seu surgimento, bem como predisposição genética”, afirma a farmacêutica bioquímica, Joyce Rodrigues.

A melhor maneira de prevenir esse processo é utilizando cosméticos enrijecedores das fibras musculares, capazes de tonificar a pele, deixando-a mais firme e revigorada. “Para a flacidez facial, os produtos mais indicados são os que contêm DMAE em sua formulação”, afirma Joyce. Segundo a profissional, esse componente restaura o tônus, melhorando progressivamente a aparência da pele, pois estimula a produção de colágeno, fortalecendo a estrutura da pele. “O ideal é aplicá-lo apenas o suficiente e em pontos principais, como testa, maçãs do rosto, queixo e pescoço”, diz.

Agora, se você quer fortalecer o tônus muscular da região dos olhos, maçãs do rosto e lábios, experimente os exercícios recomendados pela esteticista e massoterapeuta Viviane Esteves. A ginástica facial ajuda a desenvolver elasticidade, além de relaxar, aliviar a tensão, aumentar o metabolismo celular, a oxigenação e a circulação sanguínea, ativando a produção de colágeno, responsável por sustentar a pele. O importante é praticar no mínimo vinte minutos por dia e aliar a ginástica ao tratamento cosmético no rosto.

Faça os exercícios, se possível, sempre na frente de um espelho e em três sessões com quinze repetições de cada. “Quando realizada logo pela manhã, a ginástica facial estimula o sistema linfático e ajuda a desinchar o rosto”, afirma Viviane.

Papada e pescoço 
Estique bem o pescoço e olhe para cima. Coloque a ponta da língua na parte mais alto do céu da boca e faça o máximo de pressão que conseguir. Na mesma posição, com pescoço esticado e olhar direcionado para cima, encoste agora a ponta da língua no ponto de encontro entre a gengiva e a parte de trás dos dentes da frente.

Maçãs do rosto e olhos 
Olhando para frente, com o pescoço relaxado, arregale ao máximo o sorriso e os olhos ao mesmo tempo.

Bochechas e lábios 
Faça biquinho de peixe, com bastante pressão, e esboce um beijo bem apertado e barulhento.

Região dos olhos e testa 
Dê uma fechadinha de leve nos olhos, apertando a musculatura das pálpebras sem fechá-las completamente. Mais ou menos como fazem os míopes que se esforçam para enxergar. Agora, feche um olho, segure a pálpebra delicadamente com um dedo, e faça força com as sobrancelhas para tentar abri-lo.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *