Skip to content

Saiba como manter as cutículas bonitas e sem machucados

Cutícula é a pequena faixa de pele existente na base da unha e que sela o ponto de conexão entre unhas e corpo. A maneira pela qual se sobrepõe à lâmina das unhas ajuda a fechar esta brecha que existe entre pele e unha. Sem essa vedação, os dedos ficariam mais suscetíveis a infecções por vírus e bactérias. As cutículas também ajudam a proteger as novas células de queratina que se desenvolvem para estender o comprimento das unhas.

Com as mudanças de hábito e cultura, desenvolveu-se a mania de se cortar as cutículas por motivos estéticos. O mais comum é que isso seja realizado pelo trabalho das manicures, mas muita gente também costuma roer ou cutucar as cutículas quando está distraído ou nervoso. Estes dois exemplos podem ser problemáticos.

Remover as cutículas em nome da beleza pode ter consequências adversas. Roê-las faz com que os cortes e rasgões se encham de bactérias, o que tampouco beneficiará a saúde das unhas. Muitos especialistas estão convencidos de que aparar cutículas, além de outras formas de maltratar as unhas, aumenta as chances de inflamação ou infecção nos dedos.

Cortar as cutículas pode fazer com que a condição geral dos dedos e mãos se deteriore. Algumas pessoas desenvolvem infecções agudas ou crônicas na base das unhas, que requerem tratamento médico. E aqueles que passam por quadros inflamatórios seguidos podem terminar com unhas tortas, encravadas ou irregulares.

Segundo a dermatologista especialista em cosmiatria Raquel Tancsik Cordeiro, para manter as cutículas bonitas o importante é proporcionar uma hidratação adequada das mãos, através do uso de cremes emolientes adequados. Existem algumas maneiras simples de prevenir infecções e inflamações relacionadas a problemas de cutícula. A mais simples delas é simplesmente ser gentil para com as unhas e dedos.

Não roa as unhas, e não arranque peles com os dentes. Além disso, proteja suas mãos contra danos ao executar tarefas que as desgastam e evite usar as unhas como ferramentas para arrancar ou cutucar objetos. “Outra orientação é evitar a manipulação excessiva das cutículas com alicates. Além disso, é muito importante evitar fatores agressivos como detergentes de lavar louças e outros produtos de limpeza”, diz a médica.

Se as suas mãos costumam ficar molhadas durante o dia, ou se você usa produtos químicos fortes, considere vestir luvas de borracha para impedir ressecamentos e rachaduras da pele. “Neste caso, a alimentação e hidratação via oral não são fatores determinantes para uma boa aparência das cutículas”, explica Raquel.

Se você recorre a uma manicure, fique atenta à maneira como a profissional cuida das unhas e cutículas. Muitas delas atacam os excessos com afinco, eliminando todo o material endurecido que encontram. Outras já propiciam massagem a base de óleos que mantêm unhas e cutículas flexíveis e menos propensas a quebrar e rachar, o que pode causar danos.

O ideal seria que a pele de proteção da unha nunca fosse cortada, somente hidratada. Só corte mesmo as cutículas em caso de unhas encravadas que podem causar uma inflamação mais séria no dedo. Para obter mãos lindas e tratadas, com cutículas saudáveis, veja o passo a passo:

1- Use esfoliante nas unhas, cuidadosamente massageando-as, para que as células mortas se desprendam. Após este procedimento, os dedos ficarão mais hidratados e sem nenhum fiapo de cutícula levantado;

2- Experimente polir suas unhas. Elas ficam lisinhas e o esmalte adere melhor à superfície. A lixa remove saliências, dá polimento e brilho às unhas. O efeito é indicado para homens que gostam de manter as unhas bem cuidadas, mas acham exagero passar base;

3- Empurre as cutículas, sem cortá-las, para que se condicionem a serem retraídas. Use o amolecedor de cutículas e uma espátula arredondada. Evite instrumentos afiados ou pontiagudos, que podem furar ou cortar a cutícula;

4- O último passo é massageá-las com uma cera nutritiva para unhas e cutículas.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *