Skip to content

Bala de goma previne cáries em crianças

Pense duas vezes antes de restringir guloseimas aos pequenos se a sua argumentação for a saúde bucal deles. Segundo pesquisadores do Departamento de Saúde Pública Dental da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, as balas de goma compostas por uma substância chamada xylitol, álcool extraído do açúcar presente em frutas como a framboesa e a ameixa, podem reduzir as placas bacterianas e, assim, evitar a incidência de cáries .

Durante seis semanas, mais de 150 estudantes, com idade média de 8 anos, consumiram quantidades variadas de balas de goma. Após este período, constatou-se que houve uma redução importante dos níveis de bactérias causadoras de cáries na saliva das crianças.

De acordo com os pesquisadores, o açúcar do xylitol ajuda na produção da saliva, que é uma proteção natural dos dentes, e não se transforma em ácido como os demais açúcares comuns e, dessa forma, agride menos o esmalte dentário.

Ainda não foram feitas pesquisas para avaliar a ação do xylitol em adultos, porém, acredita-se que seus efeitos também sejam positivos. Outro aspecto interessante é que além de ser menos nocivo a saúde bucal, a substância é 40 % menos calórica e não tem sabor amargo como o de alguns adoçantes.

Caio Racy, dentista especializado em estética bucal explica que os açúcares podem ser consumidos, porém, deve-se ter cautela e disciplina, pois, mesmo os menos nocivos também são causadores das cáries. “Os alimentos doces podem ser consumidos, mas de maneira racional, isto é, junto às principais refeições, e seguindo-se a escovação. A freqüência com que se come o açúcar é muito importante: quando você ingere açúcar, os seus dentes ficam expostos aos ácidos produtores de cárie durante 20 minutos; se você ingerir açúcar 5 vezes ao dia, os seus dentes poderão ficar expostos aos ácidos produtores de cárie durante 100 minutos”, finaliza.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *