Skip to content

Faça isso durante o seu tempo de trabalho para queimar mais calorias

Você já sabe que se levantar por alguns períodos de tempo ao longo do dia pode reduzir alguns dos efeitos nocivos de ficar sentado tempo demais. Mas um novo estudo da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, sugere que você terá uma melhoria na saúde se você se concentrar não apenas no número de horas que você fica em pé, mas no número de vezes que você se levanta, também.

Especificamente, os participantes homens do estudo queimaram mais calorias e gordura quando se levantaram mais frequentemente ao longo de um período de oito horas (por 90 segundos de cada vez) do que quando eles ficaram de pé por períodos maiores (15 minutos de cada vez) – mesmo que o tempo total que passaram em pé fosse o mesmo no final das contas.

Este fato por si só não é tão surpreendente, dizem os pesquisadores, uma vez que cada ato de se levantar e sentar (e vice-versa) requer ativação muscular e gasto de energia; também foi demonstrado que mexer os dedos e os pés queima calorias extras, por razões semelhantes. Mas esta é a primeira vez que diferentes intervalos estando de pé foram testados em comparação, fornecendo números reais para apoiar esta crença comum.

A pesquisa, publicada na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, envolveu 10 homens com sobrepeso que participaram em três cenários de 8 horas ao longo de várias semanas. Num cenário, os homens ficaram sentados durante todo o dia, levantando-se apenas para ir ao banheiro. Em um segundo cenário, eles alternavam entre estarem sentados ou de pé a cada 15 minutos. O terceiro cenário era semelhante ao segundo, exceto que alguns desses blocos foram divididos em intervalos de 90 segundos.

Nos dois últimos cenários, os homens ficavam em pé por quatro horas no total. Mas enquanto o segundo cenário envolveu 32 transições entre as duas posições, o terceiro cenário envolveu 320. E isso fez a diferença: enquanto o segundo cenário queimou 10,7% mais calorias do que o sentado o tempo inteiro, o terceiro queimou 20,4% mais.

Dito de outra forma, os homens queimaram cerca de 76 calorias mais ao longo do dia quando levantavam-se a cada 15 minutos, em comparação com ficar sentado o tempo todo. Porém, seus corpos queimaram um adicional de 71 calorias, em média (total de 147 calorias) – além de cerca de 7,1 gramas de gordura a mais oxidadas – quando aumentaram a frequência dos atos de levantar e sentar. A oxidação de gordura corresponde ao processo pelo qual o corpo quebra as moléculas de gordura.

Durante um período de quatro semanas, segundo o que os autores calcularam, esses cenários poderiam traduzir-se a uma perda de 1,2 kg e 2,2 kg, respectivamente. O fato de que se levantar mais vezes aumentou a oxidação de gordura também pode ter implicações para o controle de peso, dizem os autores, uma vez que altos níveis de oxidação de gordura parecem proteger contra o ganho de peso a longo prazo.

O fisiologista do exercício Tom Holland diz que apesar do pequeno tamanho da pesquisa, os achados fazem sentido e devem ser considerados “excelentes notícias”.

Pode ser difícil – para não mencionar prejudicial à sua produtividade no trabalho – mudar de posição a cada minuto e meio ao longo do dia. Mas tente mudar isso com uma frequência que você possa realisticamente fazer, diz Holland. “Pense nisso como um treinamento intervalado”, diz ele. “Você está, de fato, adicionando o agachamento à sua rotina.”

Deve-se mencionar, entretanto, que os pesquisadores não encontraram efeitos substanciais sobre a glicose, insulina ou metabolismo dos triglicerídeos. Em outras palavras, o ato de se levantar e sentar não forneceu todos os benefícios fisiológicos que um treino mais intenso faria.

Ou seja, não há chances de que estes movimentos feitos mais frequentemente tomem o lugar do exercício de fato na sua rotina, segundo Holland. “Mas pode ajudar a amenizar os efeitos maléficos de estar sentado por longos períodos de tempo”, diz ele.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *