Skip to content

Teste de miopia: como é feito?

A miopia é uma alteração visual que ocorre quando o globo ocular é ligeiramente mais comprido do que o habitual. Isso provoca incapacidade para ver bem à distância, apesar da conservação de uma boa visão em curtas distâncias. No olho míope, a luz incide antes da retina em vez de se concentrar exatamente sobre ela – que é quando se tem uma visão nítida.

Teste de miopia
No exame de rotina, o médico da área de oftalmologia vai verificar a acuidade visual do paciente para medir a nitidez da visão e a capacidade de ver pequenos detalhes. Também vai testar a refração, que é a maneira como o olho recebe a luz na retina. A miopia, a hipermetropia e o astigmatismo são condições visuais comuns resultantes de erros de refração.

O campo de visão do paciente também será verificado para medir a extensão da área que é capaz de ver. Isto é verificado, com teste de visão em cada olho separadamente, estando um deles tapado. O médico fará uma série de testes para verificar a visão à distância. Um teste comum implica em tapar um olho e aferir a nitidez de círculos em quadros vermelhos e verdes.
A miopia é hereditária e os sintomas geralmente aparecem na infância, entre oito e 12 anos de idade. Durante a adolescência, quando geralmente se cresce, a miopia tende a piorar e entre 20 e 40 anos dificilmente ocorrem mudanças. Para corrigir isso, o médico pode optar pelo uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia de correção de miopia.
Sintomas mais comuns de miopia:

  • Visão turva dos objetos distantes
  • Apertar os olhos para tentar ver melhor objetos distantes
  • Ver de muito perto os textos a serem lidos
  • Dores de cabeça
  • Tensão ocular

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *