Skip to content

Verão exige cuidados especiais com a pele e alimentação

No verão nós não podemos nos esquecer de alguns cuidados básicos, para que toda essa alegria não acabe em sofrimento. Então devemos seguir essas dicas em qualquer que seja o nosso destino, como praia, campo ou mesmo nas cidades.

Alimentação

Evite frituras e comidas pesadas e abuse das frutas e verduras. Beba em torno de 2 litros de água por dia, podendo incluir nessa conta os sucos. Coma muitas frutas e vegetais alaranjados, como cenoura, abóbora, mamão e manga, e folhas verde-escuras, como rúcula e espinafre, que são alimentos ricos em betacaroteno, um pigmento que é transformado em vitamina A pelo organismo, auxiliando na formação da melanina e protegendo a pele contra os raios ultravioleta, além de contribuir com uma cor natural ao bronzeado.

Hidratação e nutrição da pele

Para se hidratar e manter seu corpo nutrido, você deve:

– Evitar a exposição solar prolongada

– Tomar banhos mornos, nunca muito quentes

– Usar óleos de banho

– Evitar se ensaboar demais para não ressecar a pele

– Aplicar hidratantes após o banho no rosto e no corpo

– Ingerir bastante líquido durante o dia

– Usar vitaminas especificas para a pele, como vitamina C, vitamina E, Omega3 e o silício orgânico

– pois ajudam a manter a pele equilibrada e nutrida.

No verão nós não podemos nos esquecer de alguns cuidados básicos, para que toda essa alegria não acabe em sofrimento.

Proteção contra o Sol

O pior período de sol vai das 10 às 16 horas, neste momento temos a maior concentração de raios UVB, responsáveis pelas queimaduras. Então se puder evite exposição solar neste horário. Porém, se você é daquelas pessoas que gostam de ir ao sol nos piores horários, muita atenção com a sua proteção.

Na cidade, a proteção deve ser dada para as áreas do corpo descobertas, uso de bonés também é indicado. No campo devemos fazer o mesmo que na cidade. Já na praia devemos ter uma proteção maior, visto que somos atingidos pelos raios solares e também pelo reflexo destes através da areia e da água.

O guarda-sol mais indicado é o de lona, pois oferece uma proteção maior contra os raios solares. Se for fazer caminhadas, use boné e camiseta. Em relação à tonalidade da pele: o protetor solar tem que ter o fator de proteção maior quanto mais sensível for à pele, ou seja, pele bem clara que não bronzeia e fica vermelha o fator de proteção indicado são FPS 30 e FPS 15 para peles mais escuras. Lembrar que se for se expor ao sol, aplicar o protetor 30 minutos antes, e não se esquecer das áreas sensíveis como rosto, lábios, orelhas, pescoço, nariz, mãos, pés e cabeça, principalmente os calvos, que necessitam de um cuidado maior e, portanto, de um protetor solar de FPS mais elevado.

Se você não espalhar direito o protetor por toda a pele, pode ficar alguma área exposta, e essa áreas exposta pode queimar e até mesmo poderá formar manchas e propiciar o aparecimento de lesões futuras. Não se esqueça de reaplicar o protetor solar pelo menos a cada 2 horas, mas se fizer algum exercício ou entrar na água, a reaplicação deve ser antes das 2 horas. Lembrar que o protetor solar começa a fazer efeito dentro de 20 a 30 minutos após a sua aplicação, assim sendo a primeira aplicação deve ser feita um pouco antes da exposição ao sol. Lembre-se que a sua vida vale muito, então não podemos economizar na hora de nos proteger do câncer de pele.

De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), para se adquirir uma boa proteção, deve-se usar dois miligramas de protetor solar para cada dois centímetros de pele, e reaplicá-lo a cada duas horas, então, um adulto de estatura média e peso de 70 kg, por exemplo, deve usar de 30 a 40 mg. Porém, uma mulher, de estatura média, 30 mg de protetor solar é suficiente; em outras palavras, essa quantidade na forma caseira corresponde a duas colheres de sopa. Se você não conseguir fazer essa medidas, então deve aplicar uma quantidade generosa, ou seja, uma cuia formada pela mão é suficiente para aplicar no seu rosto, outra para o seu braço, duas cuias para parte anterior do tronco, uma para pescoço e mãos, e assim por diante. Não se esqueça que a proteção evita as queimaduras, envelhecimento precoce e o câncer, então não economize.

Como escolher o seu protetor solar

– Os produtos em aerossol são fáceis de aplicar e espalhar.

– O protetor solar em creme é indicado para peles mais secas.

– Para as peles mais oleosas, é indicado o uso de loções fluídas livres de óleo e gel.

– O filtro solar em spray é indicado para as áreas com pelos, pois são mais práticos. Você pode usá-lo em todo o corpo se quiser. Porém, você deve deixar secar naturalmente, não usar nada para secá-lo.

– Quanto ao fator de proteção, acima de 30 os protetores solares são mais fortes sim, mas a proteção não aumenta muito, ou seja, um protetor solar 60 não dá proteção duas vezes maior que 30. A proteção do protetor solar 60 é apenas um pouco maior que a de 30, o que realmente aumenta muito o preço. Então, não há necessidade de protetores com FPS tão alto. Os protetores com fatores mais altos são indicados para pessoas com problemas de manchas ou doenças que são ativadas pelo sol, como o lúpus.

Se você quiser se bronzear

– Para se bronzear, você não precisa e não deve se queimar. Pois as queimaduras repetidas ao longo dos anos podem levar ao câncer.

– Entre 10 e 16 horas, a exposição aos raios ultravioleta B, causador das queimaduras solares, aumenta muito. Então, para se bronzear, chegue à praia antes das 9h e fique de 15 a 20 minutos no sol. Após isso, aplique o protetor solar.

– Se você não conseguir chegar à praia tão cedo, aplique o protetor assim que chegar, pois você terá os seus 20 minutos para que ocorra o estímulo da melanina para produzir o seu bronzeado.

– Lembre-se que o bronzeado começa a 48h após o banho de sol. Por isso, não passe horas tomando sol achando que assim você ficará bronzeado mais rápido.

Queimadura solar

Esqueceu o protetor e se queimou? O tratamento vai depender do tipo de queimadura:

– Se a pele só está vermelha e ardida, use cremes e pomadas à base de cortisona, beba bastante liquido, use hidratantes com aloe vera e calêndula, e, se possível, evite o sol por 48 horas, que é o tempo para a recuperação da pele.

– Se na sua pele surgiram bolhas ou se você apresentar febre, procure um médico imediatamente, pois o problema pode ser mais grave.

– Não fique puxando a pele que começar a descascar, pois podemos propiciar a infecção e o aparecimento de manchas.

– As bolhas podem ser drenadas, porém não arranque a pele que fica por cima delas, pois é uma proteção natural contra infecção.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *