Skip to content

O que fazer após uma distensão muscular?

Compressas de gelo e repouso podem ajudar na recuperação da dor muscular.
A distensão muscular é caracterizada pelo rompimento parcial ou completo das fibras musculares, dando origem a um hematoma acompanhado por uma inflamação, que geralmente ocorre em razão de um esforço anormal feito pelo músculo.
A distensão atinge com mais frequência os pés, as pernas ou as costas, e pode acontecer com qualquer pessoa durante a realização de atividades rotineiras. No entanto, é bastante frequente nas atividades esportivas.
Existem dois tipos de distensão: aguda e crônica. A distensão aguda ocorre quando um músculo faz uma contração repentina, de forte intensidade. Normalmente ocorre durante a prática de esportes; ao fazer força brusca em atividades do dia a dia; ou ao levantar algum peso.
Já a distensão crônica resulta do uso prolongado e repetitivo de um músculo. Isso pode ocorrer em atividades laborais que exigem esforço excessivo e repetitivo ou em consequência da prática regular de esportes de alta performance, como futebol, ginástica olímpica, boxe etc.

Sintomas comuns da distensão muscular

Os sintomas típicos de uma distensão incluem dor muscular, espasmos, hematomas, fraqueza e inchaço do músculo afetado.

Fatores de risco

– Falta de condicionamento físico, aquecimento e alongamento
Excesso de peso ou obesidade
– Cansaço muscular

O que fazer ao sofrer uma distensão muscular?

Em casos de lesões mais sérias, em que a dor não melhora em alguns dias com as medidas descritas acima, é importante procurar ajuda médica.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *