Skip to content

Aprenda a lavar os cabelos para ter fios saudáveis e bonitos

A lavagem dos cabelos interfere na saúde e na beleza dos fios. É por isso que seguir uma série de cuidados básicos na hora deste processo se torna uma tarefa extremamente importante. Prestar atenção nas etapas que se complementam, que engloba desde a escolha dos produtos adequados até a forma como você executa a higiene, nem é tão trabalhoso assim.

Acerte no xampu
Escolher o tipo de xampu mais adequados para seus cabelos certamente fará diferença no resultado final. O ideal é procurar ajuda de um dermatologista ou cabeleireiro para fazer o diagnóstico e não errar na opção.

Como lavar corretamente
Os cabelos acumulam grande parte da sujeira a qual somos expostos diariamente. A higienização, neste caso, é o primeiro passo para livrar os fios das agressões para que eles não fiquem com a aparência danificada. De acordo com o cabelereiro Ernani Fernandes, do salão MGet, uma boa lavagem exige cuidados simples. Em primeiro lugar, ensina o profissional, a cabeça deve estar bem molhada para receber o xampu recomendado ao seu tipo de cabelo.

A aplicação deve ser feita no topo, seguida de movimentos em zig-zag com a ponta dos dedos (não esfregue com as unhas) para espalhar o produto no couro cabeludo. Depois do enxágue, o processo deve ser repetido, com atenção à aplicação do xampu, que agora deve ser passado do topo até as pontas, de cima para baixo, e esfregado por mechas. “Não adianta cumprir as etapas e descuidar do enxague”, alerta o profissional. Os resíduos de cosméticos abrem precedentes para o ressecamento e eletricidade dos fios.

Com o condionador também não é permitido descuido. O produto deve ser aplicado após o xampu, sem exagero. O ideal é utilizar uma pequena quantidade, que pode ser colocada na palma da mão, e espalhar no comprimento do fio, evitando o contato com o couro cabeludo. A periodicidade com que os cabelos devem ser lavados, independente de seu tipo, deve ser três vezes por semana.

Cuidados extras 
Há uma variedade enorme de produtos que prometem fazer milagres por seus cabelos. Fique atenta a eles. A praticidade vendida como diferencial nem sempre é a melhor opção. Os produtos 2 em 1 exemplificam bem esta armadilha e por isso devem ser evitados, já que concentra dois agentes (xampu e condicionador) com funções diferentes.

A temperatura da água em que os cabelos serão lavados também influencia no resultado final. Ajustar o chuveiro para temperaturas mais amenas (morna ou fria) evita que o couro cabeludo sofra uma perda excessiva de oleosidade, o que provocaria descamação e ressecamento dos fios. Na hora de secar os cabelos use a toalha para absorver a água e não a esfregue na cabeça para não reabrir as cutículas dos fios, que já receberam nutrientes na lavagem.

Depois de finalizar a lavagem, em casos de cabelos ressecados e com muito volume, recomenda-se o uso de um leave-in. Além de agir na hidratação e diminuição do volume, a máscara faz uma recobertura do fio, reduzindo danos provocados pela poluição e tratamentos.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *