Skip to content

Esqueça a idéia de que a dieta deixa sua vida social chata

Se você pensa que dieta e uma vida social cheia de compromissos são duas coisas que não combinam, pode mudar de idéia. Controlar a alimentação está longe de ser uma atividade chata. Planejamento é a palavra-chave para que tudo saia como você espera. Sem dúvida é possível manter a linha e alcançar o peso ideal sem precisar abrir mão de ocasiões especiais ou datas festivas com os amigos e a família , afirma a nutricionista, Karina Gallerani. Duvida? Então confira abaixo as dicas que ela dá, pondo à prova qualquer desculpa de quem está protelando o início de um projeto para emagrecer.

Se estou de dieta e…

Meu namorado me convida para jantar

Antes de iniciar seu jantar romântico, confira se é possível checar o cardápio no site do estabelecimento. Isso é uma ótima idéia, pois quando chegar ao local já saberá exatamente o que pedir, optando por uma alimentação saudável e equilibrada , afirma Karina. E tem mais: se achar que o restaurante atende às suas necessidades, ainda há tempo de escolher outro antes mesmo de sair de casa. Sistemas self-service são sempre melhor pedida, porque sobram opções de escolha.

Importante:

– Dispense a cestinha de pães com manteiga ou patês servida como entrada. Se for o caso, prefira comer algo leve e light antes de sair de casa ou do trabalho, como um iogurte ou uma fruta.

– Evite as bebidas alcoólicas, que têm alto valor calórico. No máximo, aceite um brinde com uma taça de vinho. Dê preferência à água e aos sucos naturais sem açúcar.

– O consumo de refrigerantes também deve ser moderado. As bebidas gaseificadas distendem o estômago e podem levar a um excesso alimentar durante a noite.

– Se tiver dúvidas do que significa algum termo do cardápio, cheque com o garçom.

– Pare de comer quando estiver satisfeito. Não precisa limpar o prato só porque você pagou por ele. Isso poderá ter um custo emocional muito alto, como arrependimento, insegurança e impotência. Sem esquecer o custo calórico.

– E lembre-se: quanto mais simples forem as preparações, menos calóricas elas serão. Por exemplo, legumes no vapor são menos calóricos do que legumes gratinados. Uma carne grelhada é menos calórica do que uma carne no molho.

Meus amigos fazem um churrasco

Como regra geral, comece a refeição com um prato grande de saladas com folhas e legumes cozidos. Os legumes e hortaliças, além de serem ricos em vitaminas e minerais, são fontes de fibras. Proporcionam maior saciedade, fazendo com que haja um maior controle no consumo dos pratos quentes. Utilize temperos mais leves, com pouco azeite, vinagre, shoyo e sal. Evite acrescentar frios como queijos amarelos, salame, presunto, dentre outros embutidos no seu prato.

Prefira as carnes magras como alcatra e frango sem a pele. Cupim e costela são as opções mais calóricas, recuse. Descarte também a gordura aparente da picanha. As lingüiças também devem ser evitadas assim como a mussarela de búfala pelo alto teor calórico que apresenta. O coraçãozinho também é rico em gorduras.

Importante:

– Prefira um suco natural ou água para beber.

– Pare de comer quando estiver satisfeito;

Se não resistir a uma sobremesa, prefira as frutas, que têm poucas calorias e contribuem para a sensação de saciedade, além de ajudarem na digestão graças às fibras.

O pessoal do trabalho sempre sai para uma happy hour

A primeira alternativa é substituir uma refeição. Como, na maioria das vezes, a ida ao barzinho é à noite, após o expediente, substitua o jantar. Mas também é preciso controle para não extrapolar nas calorias. Se possível, procure se alimentar antes de sair para o barzinho, assim você não foge de sua dieta e não consome calorias em excesso , diz Karina.

Importante:

– Evite a bebida alcoólica. No máximo, uma latinha de cerveja ou uma tulipa de chope.

– Opte pelo suco natural, pela água ou pelo refrigerante diet, light ou zero.

– Os melhores petiscos são os assados e as carnes grelhadas.

– A tábua de frios é feita com muito embutidos calóricos como queijos amarelos, apresuntados, salames, por isso, consuma com moderação.

– Uma bela salada de folhas também é uma boa pedida.

– Tenha moderação com alguns acompanhamentos, como farofa e pães.

Minha família pede pizza aos domingos

Como ninguém é de ferro, e nenhuma dieta deve ser encarada como algo proibitivo, aos finais de semana você pode comer algo que gosta. Mas nada de relaxar totalmente. Quando for escolher uma pizza, é necessário tomar alguns cuidados para não abusar. Entre esses cuidados estão:

– Opte pela massa fina e sem borda.

– Contente-se com uma fatia. Se não resistir, pare na segunda.

– Uma taça pequena de vinho é permitida.

– Outras opções de bebidas são sucos naturais, água ou o refrigerante diet, light ou zero.

– Algumas pizzarias oferecem pão de calabresa como entrada. Recuse.

– Entre as pizzas menos calóricas estão a de peito de peru defumado, de atum, de frango sem catupiry e a de rúcula.

Há um aniversário de criança para ir

Nos aniversários, cheios de guloseimas deliciosas e calóricas, o cuidado também precisa ser grande (ou todo o esforço da semana vai a perder).

– Procure optar entre os salgados assados (pão de queijo, esfiha) e lanches naturais

– Prefira os sucos e água no lugar do refrigerante

– Como toda a festa de criança é recheada de doces, controle-se para não exagerar

– Coma apenas um pedaço de bolo pequeno

– E nada de levar o que sobrou para casa. Tendo esses alimentos à disposição, as chances de sair de sua dieta são maiores

Cuidados especiais para ocasiões especiais

1) Não vá para a festa de estômago vazio. A técnica de não comer nada durante todo o dia para depois aproveitar ao máximo não é nada saudável. Chegar à festa com um apetite enorme vai pôr tudo a perder, pois você vai querer provar o que encontrar pela frente. O melhor mesmo é fazer uma refeição light com alimentos leves antes de sair de casa, como um iogurte, uma fruta ou uma barrinha de cereais, assim você poderá desfrutar da festa sem excessos.

2) Tire o foco da comida e concentre-se nas pessoas. O objetivo de uma ocasião especial é reunir familiares e amigos. Aproveite para colocar a conversa em dia, contar as novidades, de preferência longe da mesa ou até de costas voltadas para ela, assim o risco de petiscar durante a noite toda diminui.

3) Escolha o que vai comer. Procure avaliar, antes de fazer o seu prato, todos os alimentos disponíveis. Haverá sempre opções mais saudáveis como saladas, sucos, lanches naturais, assados, grelhados, salada de frutas. Encha o prato com estes alimentos.

4) Coma devagar para saborear bem o alimento. O ato de se alimentar lentamente favorece a assimilação do alimento pelo organismo, gerando maior saciedade com menor consumo.

5) Faça com que esses eventos seja exceção e não uma regra. Alguns deslizes de vez em quando são normais, o importante é não permitir que sejam freqüentes. Tenha controle da situação. Só não use um exagero como desculpa para permitir outros.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *