Skip to content

Algumas causas comuns para a vertigem

Sensação giratória intensa e mal-estar é uma queixa frequente nos consultórios médicos
Sabe aquela sensação de que o mundo está girando rapidamente a sua volta? Esse sintoma, que pode ser acompanhado de desequilíbrio, mal-estar e tontura, é chamado de vertigem e na maior parte das vezes está relacionado a algum problema no sistema vestibular – órgãos do ouvido interno, responsáveis principalmente pela detecção de movimentos do corpo e manutenção do equilíbrio.
Esses problemas podem estar ligados a diversas doenças, envolvendo alterações vasculares, metabólicas, da coluna, infecções virais ou bacterianas e até fatores emocionais.
Como as causas são muitas, é um grande desafio para o médico avaliar essa queixa, que afeta grande parte da população, e descobrir a causa certa.
Dentre as causas, existem algumas que são mais frequentes e serão relatadas abaixo.

Vertigem Postural Paroxística Benigna (VPPB)

É a causa mais frequente de vertigem e causa uma tontura de características bastante típicas: vertigem intensa de curta duração e associada a movimentação da cabeça, em geral para os lados. Não costuma ter outros sintomas como náuseas ou vômitos, e a pessoa consegue retornar as suas atividades poucos minutos após. É mais frequente com o passar da idade e na presença de outras doenças como diabetes e hipertensão arterial. Pode ocorrer após traumatismos do crânio.

Enxaqueca

A enxaqueca é um dos tipos da cefaleia, ou seja, uma síndrome neurológica que causa dores de cabeça tão fortes que pode desencadear náuseas, vômito e vertigem. Suas causas não são específicas, mas algumas coisas podem agravar a situação, como certos alimentos, bebidas alcoólicas, estresse, medicamentos e poucas horas de sono. Apesar da ligação entre a enxaqueca e a vertigem ainda não ser ainda muito bem explicada, é bastante frequente q ue pessoas que apresentem enxaqueca tenham tontura associada. A tontura pode estar presente em qualquer fase da crise de enxaqueca, e mesmo anteceder a crise.

Doença ou Síndrome de Ménière

A Doença de Ménière envolve a sensação de pressão nos ouvidos, zumbidos e desconforto no ouvido, além de perda de audição, que pode ser transitória ou evoluir para permanente. Essa doença ocorre devido a uma dificuldade em produzir ou reabsorver um líquido rico em potássio que compõe o labirinto.
A situação mais comum é que ela seja causada por doenças metabólicas, como diabetes e colesterol alto.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *