Dor nas juntas: causas e tratamentos - Blog Unicpharma
Shutterstock 524519392

Artrite, lúpus e bursite são algumas das causas mais comuns das dores nas articulações
As articulações, popularmente conhecidas como “ juntas” são estruturas compostas por cartilagem, membranas, ligamentos, tendões e bursas, que mantêm os ossos juntos e permitem a movimentação do esqueleto. Graças a elas, o corpo se mantém estável  e com mobilidade.
Sentir dor nas juntas, ou articulações, pode ser um indicativo de diversos tipos lesões ou doenças. Algumas condições costumam afetar essas estruturas do corpo com mais frequência, como a artrite – que engloba mais de 100 tipos de variações, entre elas a artrite reumatoide, a gota e a artrose -, lúpus e bursite.

Conheça a seguir um pouco de cada doença:

Artrite

Artrite é o termo para inflamação de uma ou mais articulações do corpo.
A doença possui mais de 100 classificações, entre as mais comuns estão a artrose (osteoartrite), a artrite reumatoide, a gota e a febre reumática.
As causas da artrite ainda não são totalmente conhecidas, porém acredita-se que possam estar relacionadas com traumas, doenças autoimunes, infecções, desgaste das articulações e até disfunções metabólicas.

Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), conhecido apenas como lúpus, é uma doença autoimune, provocada por um desequilíbrio na produção de anticorpos do organismo, que causam inflamação em diversos órgãos e estruturas, como pele, mucosas, articulações, pulmões e rins.
Ainda não se sabe as causas exatas do lúpus, porém, acredita-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais estejam envolvidos.

Bursite

Ao redor das articulações existem bolsas cheias de líquidos, que têm como função proteger os tecidos e evitar atritos. Quando essas bolsas inflamam, o indivíduo pode sentir fortes dores nas juntas.
As áreas mais afetadas por esse problema costumam ser ombros, cotovelos, punhos, dedos, quadris, joelhos, tornozelos e pés. Entre as causas mais comuns estão os movimentos repetitivos ou posições que exercem pressão sobre essas estruturas, como ajoelhar durante atividades domésticas.

Procure um médico se notar os seguintes sintomas:

  • Dor e rigidez nas juntas
  • Dificuldades para movimentar a região afetada
  • Inchaço e vermelhidão

Tratamento

O tratamento para a dor nas juntas irá depender do tipo de doença que o paciente for diagnosticado. No caso da artrite e bursite, o tratamento visa diminuir as dores e evitar a progressão do quadro. Analgésicos, drogas antirreumáticas, corticoides, imunossupressores e sessões de fisioterapia podem ser indicados.
Já com relação ao lúpus, por se tratar de uma doença autoimune, é necessário acompanhamento médico por toda a vida e administração de medicamentos para regular as alterações imunológicas (conheça o msm glucosamina condroitina), como os corticoides, os antimaláricos e os imunossupressores.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *