Skip to content

E agora, qual comprar: manteiga ou margarina?

Lembram-se quando a manteiga deveria ser banida do nosso cardápio diário e somente a margarina era considerada um atributo saudável, por ser isenta de colesterol e apresentar pequenas quantidades de gorduras saturadas?

Hoje, sabe-se que a gordura trans originada a partir dos óleos vegetais hidrogenados possui efeitos nocivos à saúde. Assim, aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Logo, aquelas pessoas que citaram calmamente a condenação da manteiga, lamentando a perda de seu sabor apetitoso, sentiram-se traídas e enganadas quando os problemas à saúde relacionados também ao uso da margarina surgiram. Hoje, a questão manteiga versus margarina é falsa.

No que diz respeito às doenças cardíacas, a manteiga está na lista de alimentos a serem usados oderadamente, principalmente porque contém um excesso do tipo de gordura saturada que eleva agressivamente os níveis de LDL, o colesterol prejudicial. No entanto, não é fácil classificar as margarinas. Aquelas ricas em gorduras do tipo trans as margarinas mais antigas em tabletes que ainda são muito vendidas são piores do que as manteigas.

Algumas das margarinas mais novas, pobres em gordura saturada, ricas em gordura insaturada e sem gorduras do tipo trans são boas, desde que também sejam usadas com moderação (pois contém muitas calorias). No entanto, antes de comprar manteiga ou margarina, verifique se é possível substituí-la por azeite ou algum outro óleo vegetal líquido.

Uma boa notícia é que as indústrias estão investindo em produtos livres de gorduras trans, porém, preste atenção nos rótulos, pois segundo a legislação brasileira somente são considerados livres de gorduras trans aquelas com teores menores do que 1%.

Entre a opção manteiga ou margarina com trans, você pode dar preferência a manteiga, a qual, apesar de ter quantidades expressivas de colesterol e de gordura saturada, tem pouca quantidade de gorduras trans, pois sua origem é do leite integral e nata.

Dica: Leia atentamente os rótulos dos alimentos, pois, atualmente, a ANVISA tornou obrigatória a indicação da quantidade de gorduras trans nos rótulos. Fique atenta (o) para que possa fazer a escolha mais saudável a sua dieta e qualquer dúvida procure um nutricionista.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *