Skip to content

Tudo que você precisa saber sobre Catarata!

Catarata é quando a lente do olho chamada cristalino perde sua transparência deixando a visão ofuscada. Isso geralmente ocorre nas pessoas mais velhas pois as células do cristalino perdem a capacidade de se manter transparente. Isso também pode acontecer por outros motivos como mal formações durante a gestação, traumas oculares, doenças sistêmicas como diabetes.
Atualmente o único tratamento disponível é cirurgia que felizmente é bastante segura e precisa. O procedimento todo dura cerca de 30 minutos, costuma ser com sedação e o paciente recebe alta no mesmo dia. No geral a recuperação é rápida e as atividades se normalizam em no máximo uma semana.
Durante a cirurgia ocorre a retirada do cristalino opaco (catarata) e a introdução de uma lente de óculos bem pequena no local. Essa lente intraocular tem vários tipos e modelos, nacionais e importadas. Na escolha dessa lente o paciente tem a chance de ficar independente dos óculos. Por exemplo, escolhendo lentes multifocais que corrigem a visão para longe e perto, o paciente fica sem óculos para a maior parte de suas atividades.

Confira algumas dúvidas frequentes:

Eu operei minha catarata mas continuei de óculos. Tem como me livrar dos óculos?
A independência dos óculos pode ser alcançada com cirurgia refrativa – tratamento do grau dos óculos na córnea com um laser chamado excimer.
Eu operei catarata mas minha visão voltou a embaçar. A catarata voltou?
A catarata não volta. Mas após algum tempo da cirurgia pode ocorrer uma opacificação atrás da lente implantada, esse problema se resolve com a limpeza da região com um laser chamado yag.
Tem como operar minha catarata com laser?
O laser chamado femtosegundo pode ser usado para algumas etapas da cirurgia de catarata como para abertura do olho e do cristalino, mas até o momento a retirada da catarata só é possível através de uma tecnologia chamada facoemulsificação: um aparelho parecido com uma caneta é colocado dentro do olho para dissolver a catarata através da vibração ultrassônica possibilitando a aspiração da mesma.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *