Skip to content

Conserte a cor dos fios quando a tintura não deu certo

São diversas opções de cores que prometem deixar o visual deslumbrante. O problema é quando o resultado final não sai como o esperado: claro demais, escuro demais, o contraste com a pele não fica bom… Pronto, está instalado o desespero.

Posso passar outra tintura por cima? Consigo voltar para minha tonalidade natural? Como eliminar as mechas? Vou danificar os fios? A saraivada de dúvidas metralha seus pensamentos e fica difícil saber como agir. “Mas sempre existe solução, mesmo que seu cabelo tenha ficado verde, um bom profissional dá jeito”, afirma a cabeleireira Maria Lucia dos Santos.
Sem dúvida, o melhor de tudo é evitar o problema, prestando atenção na escolha do tom. “A maioria das embalagens oferece um antes e depois, baseado na cor da tintura. Mas é preciso reparar também na cor do seu próprio cabelo, pois ela interfere diretamente nos resultados”, afirma a cabeleireira. “Este é o erro que muitas mulheres ainda cometem”.

Mas se, mesmo assim, a tonalidade não se encaixou com seu visual, é possível alterar o tom, sem oferecer muitos riscos para os cabelos. “Não aconselho passar duas tinturas no mesmo dia, o melhor é esperar duas semanas e partir para uma cor diferente. Para evitar problemas maiores, converse com uma profissional, ela pode dar a melhor dica de cor, para você não se arriscar novamente”.

Problema mesmo enfrenta quem decide voltar para a cor natural dos fios. O processo é bem mais difícil e, provavelmente, só vai acontecer depois de muita paciência. “Voltar para a cor natural dos fios é uma tarefa praticamente impossível, mesmo para uma profissional. Para isso acontecer, é preciso deixar os fios crescerem completamente e ir cortando a parte pintada. Mas existem maneiras de se aproximar da tonalidade da cor natural, mexendo na pigmentação dos cabelos”.

Uma das dicas da profissional é optar pelas luzes, que mudam bastante a cor dos cabelos, e podem ser feitas logo após a tintura. “Quando minhas clientes não gostam do resultado final da tintura, sempre sugiro que apliquem luzes por cima já que elas podem ser feitas logo após a tintura e mudam bastante o resultado, podendo escurecer ou clarear os fios, dependendo do desejo de cada uma”.

Mas não adianta partir para as mechas, sem pensar na tonalidade que elas vão oferecer. “As mechas também são difíceis de tirar. Escurecê-las é até possível, mas acabar de vez, só cortando aos poucos”, diz Maria Lucia dos Santos.

Pintei de preto, e agora?
Um dos maiores problemas ligados à tintura está ligado aos tons mais escuros, eles são bem mais difíceis de serem revertidos, e a descoloração pode se tornar um risco enorme para a beleza e a saúde dos fios. As tinturas mais escuras, na maioria das vezes, precisam passar por um sistema de descoloração para serem eliminadas. Hoje existem produtos e técnicas que oferecem menos riscos, mas o melhor é procurar uma profissional competente, só assim é possível ter garantia de fios saudáveis , diz a cabeleireira.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *