Skip to content

Você sabe lavar corretamente o cabelo?

Nada melhor do que sair do banho com aquele ar de frescor e uma sensação de que estamos completamente limpos, não é?

Tratando-se dos cabelos, o cuidado deve ser maior ainda. Dar atenção às madeixas na hora do banho é essencial para a higienização correta dos fios que, durante o dia, são os principais acumuladores de sujeira.

O primeiro passo para uma boa lavagem é molhar bem toda a cabeça. Em seguida, deve-se aplicar no topo um punhado do xampu indicado ao seu tipo de cabelo.

Na seqüência, esfregar com movimentos em zig-zag, sempre com as pontas dos dedos nunca usar as unhas – evitando friccionar, pois isso causa agressões (ferimentos) ou até inflamações no couro-cabeludo.

A espuma do xampu tem a função de uma esponja que atrai a sujeira para si e facilita a retirada dos poluentes, por isso, quanto mais espuma melhor.

Alguns tipos de xampus produzem espuma rala, por falta de ingredientes salinos. Porém, eles oferecem as mesmas condições de produtos mais espumantes e são indicados para cabelos com processos de alisamentos, como escovas progressivas e/ou definitivas.

Depois da primeira lavagem, devemos enxaguar e recomeçar o processo. Só que agora lavando o cabelo desde o topo até as pontas, sempre no sentido das cutículas, ou seja, de cima para baixo e esfregando por partes (mechas). Com isso, perceberemos melhor se duas aplicações de xampu são suficientes.

Há casos, principalmente de cabelos mais oleosos, que necessitam de três ou quatro séries de lavagens. Em fios muito longos, é necessário cuidado para não deixar restos de sujeira no meio do comprimento.

Além disso, é recomendável realizar a lavagem em duas etapas: da cabeça até o meio e do meio às pontas. Vale lembrar que o enxágüe é tão importante quanto a lavagem, pois resíduos de cosméticos podem deixar os fios elétricos e ressecados, mesmo com uso do condicionador.

Aliás, este produto deve ser aplicado após o xampu, em pequenas quantidades, evitando o contato com o couro-cabeludo.

Opte por colocar uma pequena porção de condicionador na palma da mão e aplique nos fios, se encaminhando para o topo da cabeça. Independente do tipo capilar deve-se higienizar as madeixas no mínimo três vezes na semana.

Não há contra-indicação se a pessoa optar em lavá-los todos os dias, desde que se tenha cuidado com a hidratação, para não deixá-los ressecados.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *