Skip to content

Nariz escorrendo? Saiba como evitar

Fique livre dessa condição incômoda com alguns cuidados básicos 
Se existe uma coisa que incomoda todo mundo é o nariz escorrendo sem parar. Além de ser uma situação pouco confortável, também atrapalha a rotina de trabalho, as tarefas de casa e qualquer evento social que você queira comparecer.
As causas mais comuns dessa condição são os resfriados, gripes, infecções nasais como a sinusite e as alergias, e geralmente o sintoma desaparece junto com o que o desencadeou. Mas enquanto o ciclo da doença não termina, ou mesmo para evitar episódios isolados no dia a dia, você pode tomar algumas atitudes e ficar livre desse incômodo.

Temperatura x Umidade

O problema não está na temperatura baixa, apesar do nariz escorrendo ser algo mais comum em estações frias, o que pode desencadear essa reação são as mudanças bruscas de temperatura. Ou seja, o choque entre você estar aquecido dentro da sua casa ou do seu trabalho e depois se expor à temperatura fria externa.
Tente evitar o choque término frequente, principalmente após o banho. Estar bem agasalhado e tomar bebidas quentes para manter a temperatura do corpo podem ajudar. E o ar excepcionalmente seco é um fator predisponente para causar a coriza, então aposte no umidificador de ambientes.

Poluição x Limpeza

A poluição da rua ou mesmo dentro de ambientes fechados – ácaros, fungos, pelos de animais de estimação, etc – são agentes que irritam as vias nasais normalmente. Se você já está com o nariz escorrendo, o quadro pode piorar.
Manter a casa arejada e livre de pó, evitar o uso de produtos de limpeza ou mesmo cremes e perfumes muito fortes, e ficar longe de lugares em reforma/construção ou com muita fumaça, seja da poluição de carros e indústrias ou de cigarro, ajuda a aliviar a irritação nasal e o sintoma.

Hidratação x Higiene

É importante hidratar e limpar as narinas, isso faz toda a diferença na sua saúde nasal e também ajuda a parar o quadro de nariz escorrendo. Você pode lavar as vias nasais com soro fisiológico, que ajuda a eliminar impurezas das vias respiratórias.
Beber bastante água também é indicado para a saúde como um todo, e nesse caso ajuda com a diluição do muco nasal para que você consiga expelir o que está congestionado e acabar mais rápido com o problema.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *