Skip to content

Quando o cerume causa a dor de ouvido?

O cerume é uma secreção natural, que tem como função limpar, proteger e lubrificar o nosso canal auditivo
A dor de ouvido é uma das dores mais incômodas, principalmente quando vem acompanhada daquela sensação chata de que o canal está entupido. E é só chegar o verão, e as idas à piscina e ao mar, que ela parece se tornar mais frequente. A condição muitas vezes resulta de agentes externos, mas também pode ser causada por algo produzido por nosso próprio corpo.
O cerume é uma secreção natural, que tem como função limpar, proteger e lubrificar o nosso canal auditivo. Qualquer partícula de poeira, sujeira ou poluição que entrar em nosso ouvido, ficará presa a ele e será eliminada.

As causas da dor

É importante pontuar que o nosso corpo possui um mecanismo de auto limpeza. Ou seja, o excesso de cerume é empurrado para fora do canal espontaneamente. Em razão disso, a higiene correta dessa região é feita somente na parte externa da orelha.
Se esse mecanismo começa a falhar devido a grande produção de cerume, algo natural em idades mais avançadas, ou se nós exageramos na limpeza do ouvido, usando objetos como a haste flexível (cotonete), que empurra a cera ainda mais para dentro, essa secreção pode endurecer e bloquear o canal.
E é aí que começamos a sentir incômodo, dor, zumbido, sensação de ouvido entupido e às vezes uma dificuldade de escutar com clareza. Além do cotonete ou outros objetos para limpeza do ouvido, o uso de aparelhos auditivos e tampões de ouvido também podem provocar a condição.

O que fazer?

Ao apresentar esses sintomas, se a sua primeira reação é procurar na sua casa algum “remédio caseiro”, daqueles indicados por um parente ou um vizinho, você precisa saber que isso é perigoso. Pingar álcool, óleo ou qualquer outra substância dentro do canal auditivo não resolve. Pelo contrário, pode piorar o quadro e ainda desencadear infecções mais sérias.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *