Está sentindo cansaço e falta de ar? Leia e saiba o que pode ser - Blog Unicpharma
142942 Esta Sentindo Cansaco E Falta De Ar Leia E Saiba O Que Pode Ser

 

Está sentindo cansaço e falta de ar? Leia e saiba o que pode ser

Pode ser normal sentir cansaço e falta de ar depois de uma semana difícil ou após praticar atividades físicas. Mas, quando ficam frequentes, sintomas como fraqueza, exaustão, sonolência excessiva e falta de ar devem ser investigados com cuidado, pois podem estar relacionados a problemas de saúde.

Quer saber quais problemas são esses e o que você deve fazer? Descubra neste post!

Sentir cansaço e falta de ar é preocupante?

Se o cansaço e a falta de ar são frequentes — e surgem mesmo quando o seu corpo não passou por um esforço excessivo —, é importante procurar um médico e investigar a origem do problema.

É preciso observar se você sente dificuldade para respirar mesmo quando está sentado ou quando faz atividades leves, como uma simples caminhada. Se pequenos esforços causam cansaço, também é um sinal de alerta.

Que problemas de saúde podem estar relacionados a esses sintomas?

Sentir cansaço e falta de ar pode ser sinal de várias doenças, algumas mais graves. Veja alguns dos principais diagnósticos apresentados por quem tem esses sintomas.

Bronquite asmática

Nessa condição, alergias causam uma inflamação nos brônquios do pulmão, o que prejudica a passagem do ar e causa dificuldade para respirar e sensação de cansaço. Outros sintomas da bronquite são: tosse com muco, chiado no peito, desconforto e febre.

Fadiga crônica

Quando o cansaço se torna muito frequente, pode ser sintoma da síndrome da fadiga crônica. As causas dessa doença não são aparentes — geralmente, os exames físicos e complementares não apresentam alterações. Os pacientes se queixam de dores, fraqueza muscular e febre, além de apresentar alterações no humor. Questões como viroses, depressão, alteração de hábito intestinal e fibromialgia são algumas doenças relacionadas a essa síndrome.

Estresse e ansiedade

Aspectos emocionais também podem estar ligados à sensação de cansaço e falta de ar. Quando o corpo está exposto a muita tensão, fica difícil relaxar e a consequência é um cansaço frequente. A ansiedade causada por situações estressantes também pode ter relação com esses sintomas.

Insuficiência cardíaca

O coração atua diretamente na circulação do oxigênio pelo corpo. Portanto, ele é uma peça fundamental no sistema respiratório. Quando o bombeamento de sangue está com problemas, o paciente pode se sentir mais cansado e com dificuldade para respirar.

Em estágios iniciais da doença, o paciente se sente cansado quando faz esforços moderados. Os sintomas costumam piorar de acordo com o grau de insuficiência do coração.

Nódulo no pulmão

O câncer de pulmão é uma doença silenciosa. Portanto, o melhor a ser feito é prevenir. Hábitos saudáveis — principalmente o de não fumar — são formas de evitar esse problema. Ao sentir cansaço extremo e falta de ar frequente, o ideal é procurar um médico o quanto antes, pois esses sintomas podem ser causados pela presença de um nódulo no pulmão.

Cuidando da sua saúde e procurando atendimento médico sempre que necessário, você não precisa se preocupar excessivamente. Ao sentir cansaço e falta de ar, marque uma consulta! Além disso, não tome medicamentos sem orientação de um profissional.

 

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *