Skip to content

Extração dos dentes do siso é recomendada e de fácil recuperação

A extração dos dentes do siso é freqüentemente recomendada. E não precisa temer a cadeira do dentista, pois os motivos para a retirada são vários: a posição em que eles se encontram dificulta a higienização correta e, quando nascem com algum desvio, causam o apinhamento de outros dentes. Somado a esses dois inconvenientes, os hábitos alimentares de hoje fazem com que eles não tenham muita utilidade na sua boca.Os dentes do siso vêm perdendo espaço na boca das pessoas. Uma das prováveis causas é a alimentação. O fato de os alimentos estarem cada vez mais processados contribui grandemente para o desaparecimento dos quatro dentes do siso por falta de utilidade , diz cirurgião-dentista Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care.

Ele conta ainda que o consumo de alimentos macios, como hambúrgueres, salgadinhos e pão de forma, por exemplo, prejudica a tração dos músculos. Resultado: como o esforço para mastigar os alimentos é menor, há uma diminuição do estímulo de crescimento, levando à falta de espaço para acomodar mais dentes .

Segundo Marcelo, crianças que passam por um tratamento ortodôntico desde cedo têm chances maiores de desenvolver os dentes do siso na posição correta, evitando os transtornos do apinhamento. A partir dos 12 anos, em média, os terceiros molares (como também são chamados os dentes do siso) já são visíveis em exames radiográficos. Mas mesmo antes disso, a criança já pode ser avaliada quanto à necessidade de tratamento ortodôntico preventivo. O objetivo é aproveitar o período de crescimento e evitar problemas de dentes tortos , esclarece.

O jeito é remediar

Quando o tratamento ortodôntico preventivo não foi feito e os dentes do siso começam a empurrar outros dentes pode ser resultado da falta de espaço ósseo. Quem explica é o dentista Sidnei Goldmann. Também existem casos em que o dente nasce com uma certa angulação, impactando o dente vizinho .

De acordo com Sidnei, a extração é recomendada quando o dente está mal posicionado na arcada dentária, ou ainda, quando não há o dente antagonista a ele. Ou seja, quando não existe seu correspondente na arcada superior ou inferior.

Mais uma situação em que a retirada do dente é indicada é quando o mesmo está muito cariado. O profissional da clínica Smiling Dental Care afirma que na maioria das vezes, a escovação dos dentes do siso é bastante difícil. Isso faz a extração ter uma finalidade profilática , relata. No entanto, Sidnei lembra que a extração só deve ser feita quando a retirada não interferir na mordida .

O método de extração, explica ele, é iniciado com anestesia local. Em seguida, o dente é removido e os pontos são dados. Sidnei lembra, porém, que a técnica cirúrgica varia conforme o posicionamento do dente. O pós-operatório inclui repouso, compressas com gelo, anti-inflamatório ou antibiótico e cardápio frio e pastoso. Passados cerca de sete dias, os pontos são retirados.

Marcelo Rezende explica que, se o dente ainda não nasceu e é o caso de ser retirado, o local é anestesiado e a gengiva recebe um corte para que o dente possa ser retirado. Existem casos em que o dente ainda está totalmente dentro do osso. Nestas situações, também é preciso remover um pedaço do osso para fazer a retirada do dente , detalha o especialista. Os cuidados para a recuperação são os mesmos da extração mais simples.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *