14 dicas de alimentação para diminuir o colesterol - Blog Unicpharma
Shutterstock 373871020

14 dicas de alimentação para diminuir o colesterol

Pedimos para cardiologista Dr. Nemer L. Pichara e a nutricionista Dra. Mariana Maciel uma lista completa de 14 dicas de alimentação para diminuir o colesterol!

1) Alimentos com baixo teor de colesterol

Recomenda-se dieta com baixo teor de colesterol – alimentos de origem animal, leite e seus derivados, embutidos, frios, frutos do mar e gorduras saturadas – carnes gordurosas, leite de coco, óleos de dendê.

2) Gordura insaturada

Deve-se substituir a gordura saturada pela insaturada: poli-insaturada – ômega 3 e 6 e monoinsaturada – ômega 9.

3) Ácido graxo

Os ácidos graxos ômega 6 são encontrados nos óleos vegetais de soja, milho e girassol. Encontra-se ômega 3 em vegetais e peixes de água fria.

4) Ácidos graxos monoinsaturados

Os ácidos graxos poli-insaturados têm o inconveniente de reduzir também o HDL-c, o que não ocorre com os monoinsaturados  – ômega 9, encontrados nos óleos de oliva e canola, abacate, além de castanhas, nozes, amendoins e amêndoas.

5) Ácidos graxos trans

Os ácidos graxos trans, encontrados na gordura hidrogenada  –  sorvetes, chocolates, bolos, margarinas, biscoitos crocantes  – aumentam o LDL-c e o TG e reduzem o HDL-c, devendo seu consumo ser fortemente desencorajado.

6) Fitoesteróis

Os fitoesteróis  –  óleos vegetais e as proteínas de soja auxiliam principalmente por reduzirem o LDL-c.

7) Antioxidantes

Os antioxidantes  –  resveratrol e polifenois encontrados nas verduras, frutas e bebidas derivadas da uva, reduzem a aterogenicidade do LDL-c.

8) Flavonóides

Os flavonóides contidos nos chás, cebolas, alho, maças, salsa, tomate, brocolis, feijão também diminuem a oxidação do LDL-c.

9) Tocotrienol e Gama-orizanol

O farelo de arroz é boa fonte de tocotrienol e gama-orizanol que possuem efeitos antioxidantes e hipocolesterolemico.

10) Fibras solúveis

As fibras solúveis a aveia, centeio e cevada diminuem a absorção intestinal do colesterol, sendo muito úteis numa dieta para redução do colesterol

11) Catequianas

O chocolate amargo é rico em cacau é rico em catequianas que ajudam a baixar o colesterol

12) Licopeno

O tomate e o molho de tomate são importantes fontes de licopeno, que age junto com outros antioxidantes no combate a formação do LDL-c

13) Bile

A berinjela estimula a secreção de bile e com isso a eliminação de colesterol e gorduras

14) Oleaginosas

Sementes oleaginosas – fontes de gorduras polinsaturadas e micronutrientes como vitamina E, magnésio e selênio – importantes oxidantes que também reduzem a oxidação do LDL- colesterol.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *