6 Coisas que você nunca deveria fazer antes de malhar - Blog Unicpharma
Treino Ruim2 620×330

6 Coisas que você nunca deveria fazer antes de malhar

Não é novidade para muita gente que a eficiência de um treino de musculação não é fruto simplesmente das séries de exercícios que são realizadas na academia, mas que alguns fatores do pré e pós-treino como alimentação e descanso também influenciam os resultados que serão vistos no corpo. Assim, também não é difícil encontrar por aí muita gente falando o que deve e/ou precisa ser feito antes ou depois de uma malhação.

Mas e quanto àquelas coisas que não podem ou não devem ser feitas antes de uma sessão de treinamentos? Você saberia citar algumas delas? Pois é exatamente sobre elas que nós iremos falar hoje, como você confere na lista a seguir:

 

1- Tirar sonecas muito longas

É uma questão de saber ter moderação. Se por um lado, tirar uma sonequinha de 20 a 30 minutos antes de ir para a academia traz benefícios como o aumento de foco e energia, dormir por mais tempo que isso não é lá muito bom. E que quando isso acontece, o efeito é contrário, e a pessoa levanta da cama se sentindo ainda mais letárgico do que estava antes da dormidinha.

2- Fazer exercícios aeróbicos de alta intensidade

Não existem problemas em fazer exercícios aeróbicos leves antes de um treinamento de musculação, até porque eles ajudam no aquecimento e gasto calórico, mantendo a habilidade do praticante de ganhar força e massa muscular.

No entanto, há um tipo de treinamento aeróbico que não colabora com a musculação: o chamado Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT – sigla em inglês). Isso porque por conta de sua alta intensidade, como o próprio nome já indica, ele irá diminuir a potência e interferir no processo anabólico – em que ocorre a construção do tecido muscular -, caso seja feito imediatamente antes da musculação.

3- Estressar-se

A gente sabe que em algumas situações da vida como uma briga em família ou complicações no trabalho fica muito complicado não se estressar, mas é importante tentar fugir do estresse antes de levantar peso, pois ele prejudica bastante a eficiência dos treinamentos.

O que acontece é que quando o corpo está em estado de estresse é liberada uma taxa maior do hormônio cortisol que promove a quebra do tecido muscular e estimula o armazenamento de gordura. Além disso, o estresse, assim como a preocupação, podem causar algum tipo de lesão, por conta da falta de foco que o praticante pode ter na hora de fazer o exercício.

4- Exagerar no uso de estimulantes

Consumir um pouco de cafeína ou um produto estimulante pré-treino, de qualidade comprovada, é claro, pode até ajudar o treino, deixando a pessoa com mais energia e foco. No entanto, é fundamental tomar cuidado para não exagerar na quantidade ingerida, já que quando se passa do limite alguns efeitos como batimento cardíaco acelerado, ansiedade, náusea e uma sensação de mal estar podem ser experimentados.

Nem é preciso dizer que esses efeitos não contribuem em nada para um bom treino, não é mesmo?

5- Comer demais

Fazer uma boa refeição antes de ir para a academia é importante para oferecer energia ao organismo, além dos nutrientes que ele necessita para os processos de recuperação e crescimento muscular.

Entretanto, deve-se comer apenas o necessário antes da malhação e não exagerar. Comer em excesso pouco tempo antes de um treinamento pode causar cólicas ou dores no estômago. E não é só isso: quando o estômago precisa fazer a digestão de uma quantidade muito grande de comida, será levado mais sangue para o órgão do que para os músculos, resultando assim em uma diminuição do bombeamento e na eficácia dos exercícios.

6- Alongar-se

Essa é polêmica, mas pesquisas recentes afirmam que fazer alongamento antes de levantar peso pode não ser tão produtivo quanto se imaginava. A justificativa é que alongar um músculo que ainda esteja frio pode causar lesões como distensão muscular, além de poder diminuir a força em exercícios que envolvam os músculos que foram alongados.

De qualquer maneira, antes de começar o treinamento, veja com o seu personal trainer se é melhor fazer ou não o alongamento. Alguns especialistas afirmam que o correto é aquecer os músculos com pesos leves antes de alongar e só depois começar a pegar pesado.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *