Skip to content

Acabe já com os cabelos secos e oleosos

Uma das maiores preocupações das mulheres é o cabelo e a busca por tratamentos e soluções para deixá-los mais bonitos e saudáveis é constante. No Brasil, um país tropical e com várias misturas étnicas, é fácil encontrar pessoas com fios secos ou oleosos.

Conheça as dicas para o cabelo seco: 

As principais características de um cabelo seco são os fios arrepiados, pontas duplas e aparência volumosa. O fio crespo está mais propenso a ser seco em virtude de suas fibras serem em espiral, impedindo que a umidade natural se espalhe por todo o fio. São diversos fatores que podem levar uma madeixa a se tornar seca: a região de domicílio (na praia, por exemplo, em virtude da maresia), em lugares onde a água é mais clorada, mudanças bruscas de vida sócio-econômica, traumas psicológicos, cirurgias, e o mais comum, a falta de cuidados com cortes e hidratações.

Os principais cuidados vêm de dentro para fora: a alimentação e a ingestão de água são fundamentais para repor o manto hidrolipídico. No dia-a-dia, produtos que não podem faltar na nécessaire são: o leave-in ou cremes sem enxágüe. Após lavar os cabelos, pentei-os com o auxílio de restauradores para não quebrar os fios. Evite, também, amarrá-los em excesso e com prendedores agressivos, como elásticos sem proteção.

Um produto não indicado para os cabelos secos é o gel, pois o mesmo pode conter em sua fórmula substâncias derivadas do álcool, o que aumenta o ressecamento.

As hidratações profundas e as reconstruções capilares à base de cremes que vão atuar dentro do fio, além de cicatrizar as cutículas que, neste tipo de cabelo, estão abertas; geralmente são os tratamentos mais indicados. A formulação destes produtos possui queratina e colágeno hidrolisado, que têm a função de cicatrizar, hidratar, dar emoliência e maciez ao cabelo.

Dependendo de cada caso, uma sessão por semana no início do tratamento e manutenções uma vez a cada 20 dias, são suficientes para proporcionar mais saúde e beleza aos fios.

Cabelos oleosos 

A falta de brilho e a formação de mechas, que se agrupam por causa da oleosidade, são as características de um cabelo oleoso. Geralmente, os cabelos lisos estão mais propensos a serem oleosos por um simples motivo: como possuem suas cutículas sempre fechadas, a oleosidade que parte do couro cabeludo percorre toda a extensão da cabeça até as pontas, além de conter fios bem fininhos, o que facilita ainda mais a sua permanência.

Um cabelo também pode se tornar oleoso quando ocorre um desequilíbrio hormonal ou em mulheres que sofreram aborto de qualquer espécie, até o quinto mês de gestação, lactantes, além de pessoas que ingerem antibióticos, têm estresse, alimentação saturada em gordura e utilizam xampus indevidos.

Os cuidados para evitar que os fios se tornem oleosos são: lavar os cabelos com produtos apropriados, ir a um dermatologista, pelo menos uma vez a cada três meses, não utilizar cremes para cabelo sem antes consultar um profissional capilar, evitar excessos de hidratações e condicionadores, principalmente os espessos, evitar molhá-los todos os dias. Os produtos que devem ser usados são: um xampu para cabelos oleosos e um de limpeza profunda, alternado-os quando necessário.

Um hábito bastante comum de quem tem cabelos oleosos e deve ser evitado é o de passar as mãos nos cabelos, isso ajuda a oleosidade presente no couro cabeludo a descer e ficar sobre todo o fio.

Existem cosméticos hidratantes para cabelos oleosos, mas estes somente devem ser usados quando for necessário. Uma consulta ao dermatologista também

é fundamental como tratamento, já que esse problema pode ter origem metabólica e o especialista terá condições de analisar cada caso.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *