Skip to content

3 erros comuns dos novatos na academia e como evitá-los

Finalmente você tomou coragem e resolveu que é hora de cuidar melhor do corpo e da saúde. Então, depois de pesquisar um pouco e conversar com alguns amigos e parentes, você se matriculou na academia e começou a fazer as suas primeiras aulas. Ao mesmo tempo em que se sente animado com a novidade, também está um pouco inseguro, tendo em vista que ainda não se acostumou completamente ao ambiente e não tem tanta certeza do que está fazendo.

Mas antes que a animação diminua e bata o desespero por não dominar ainda todas as técnicas, não se esqueça que ninguém começa nenhuma atividade sabendo tudo, mas que vai aprendendo e aprimorando ao longo do tempo. Assim, o jeito é tirar as dúvidas e se informar para deixar os errinhos básicos de lado.

E hoje nós vamos te ajudar com isso. Trazemos aqui uma lista, feita de acordo com o site Today, que contém alguns dos erros mais comuns cometidos pelos novatos nas academias e dicas de como superá-los. Confira a seguir:

1. Querer perder gordura localizada

Não adiantará de nada você gastar horas fazendo exercícios abdominais para ter a barriguinha chapada dos sonhos, se não aderir a uma alimentação mais equilibrada e saudável. Isso porque não é possível perder gordura em uma região específica do corpo, querendo que determinada área diminua de tamanho, sem melhorar a dieta ou trabalhar o corpo de uma forma mais ampla.

Assim, se o seu desejo é ter a barriga fininha, procure um programa de exercícios completo, que trabalhe os músculos do corpo todo e não deixe de seguir uma alimentação balanceada, para emagrecer e reduzir as suas medidas de maneira geral.

2. Fazer somente exercícios aeróbicos

É bem verdade que seguir uma rotina de exercícios aeróbicos realmente ajuda a perder peso. Entretanto, deixar os treinos de força de lado fará com que você também perca músculos. 

E se engana quem pensa que quem faz exercícios de força como o levantamento de peso ficará com os braços super musculosos. Isso é possível caso o praticante queira, mas não é uma regra. Com o treinamento e a intensidade adequada, eles ajudam a criar um corpo magro, tonificado e livre de flacidez. 

3. Malhar somente para perder peso

É preciso falar com sinceridade, tem gente que realmente entra na academia somente porque quer emagrecer e não tanto por conta da saúde ou do bom condicionamento físico. O problema disso é que quando a pessoa consegue perder os quilos que desejava, pode ficar sem motivação alguma para continuar frequentando a academia. 

É exatamente por essa razão que é preciso pensar nas atividades físicas como algo bem maior do que alcançar a forma física dos sonhos. Os exercícios fazem bem à saúde, já que diminuem o risco do desenvolvimento de diabetes do tipo 2 e doenças cardiovasculares, fortalecem os ossos e os músculos e até melhoram o humor.

Isso sem contar que com um condicionamento físico melhor, é possível ter mais disposição para brincar com os filhos ou os animais de estimação, ter mais ânimo para fazer uma caminhada no parque com a pessoa amada e não ficar esbaforido ao subir um lance alto de escadas no trabalho, por exemplo.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *