Medindo Biceps 620×330

13 dicas que aceleram seus resultados na malhação

Já está na academia há certo tempo e acha que sua resistência não está lá essas coisas e que você precisa melhorar os seus resultados, mas não sabe exatamente o que precisa fazer? Calma, nós vamos te ajudar! Separamos uma lista com 13 dicas que podem te ajudar a acelerar os seus resultados na malhação:

1. Escute música

Não se esqueça de levar o seu celular ou iPod (ou qualquer outro aparelho que você utilize para ouvir música) e seu fone de ouvido para a academia. Selecione uma playlist estimulante e deixe se levar pela música enquanto realiza os exercícios. É uma ótima maneira de tirar o foco do cansaço e motivar-se a se esforçar um pouco mais.

Só tome cuidado para não se empolgar muito e não começar a dançar em plena academia. Mesmo que você não tenha vergonha de pagar mico, há o risco de que acabe se machucando, especialmente se estiver na esteira.

2. Ache um companheiro de academia

Se ele estiver mais ou menos no mesmo nível físico que você, melhor ainda! Ver que você não está sozinho no desafio de manter ou entrar em forma, ter alguém para te motivar nos momentos difíceis e ajudar a não desistir e poder compartilhar as pequenas vitórias é uma ótima maneira de se estimular e continuar seguindo em frente.

3. Use um amigo como peso

Há algum amigo(a) bem magrinho e corajoso o bastante para deixar que você tente levantá-lo? Então “use-o” em um levantamento de peso humano e tenha um treinamento para lá de divertido! Só é preciso tomar cuidado para não machucar o coleguinha…

4. Baixe aplicativos no celular

Dá para baixar no celular aplicativos como o Fitocracy ou o Workout Trainer, que possuem funções como sugestão de exercícios e estatísticas de desempenho e até permitem que você desafie um amigo. É ótimo para quem tem o costume de malhar sozinho ou não consegue anotar sempre o tempo ou intensidade dos próprios treinamentos.

5. Mantenha-se hidratado

É a recomendação básica que faz toda a diferença: melhora a resistência, previne cãibras musculares e aumenta a força.

6. Reinvente os exercícios

Uma forma de não ficar entediado por fazer sempre o mesmo treinamento toda semana na academia é tentar reinventar os exercícios. Peça a orientação do seu treinador e experimente coisas novas como a corrida de costas ou o kangoo jump, por exemplo.

7. Use um colete com pesos

Usar um colete com pesos pode te ajudar a queimar mais calorias, sem que você precise mudar drasticamente o seu treinamento. Existem os modelos que podem ser colocados por baixo da camiseta e dá para usá-los até fora da academia, em uma corrida ou caminhada, por exemplo.

8. Premie a si mesmo

Uma forma de se manter motivado é pensar no prêmio que virá através do esforço. Em longo prazo há a melhoria da saúde e a boa forma, é claro, mas você também pode se estimular, dando pequenos prêmios a si mesmo, como um prato gostoso (que ainda seja saudável e não ultrapasse a cota de calorias) depois de uma longa sessão de malhação.

9. Aprenda algo novo enquanto se exercita

Nós não estamos falando de aprender a usar novos aparelhos na academia, mas sim sugerindo que você exercite a sua mente enquanto malha. Leia um livro, escute um podcast ou ouça uma palestra. Dessa forma, além de mexer o corpo, você trabalha a cabeça e tira a atenção total do treinamento, distraindo-se e não focando somente no esforço físico que está fazendo.

10. Entre em uma aula de ginástica

Além de ser mais barata do que ter o seu próprio personal trainer, a variedade das aulas de ginástica hoje em dia é imensa (zumba, remo indoor, balé fitness) e ao menos uma delas irá te agradar. Essa é também uma forma de fazer novos amigos, motivá-los e ser motivado por eles durante a malhação.

11. Meça o seu desempenho

Para saber se você está no caminho certo, fazendo os treinamentos na intensidade correta e queimando as calorias desejadas, invista em produtos que te ajudam a medir o seu desempenho. Além de usar aplicativos para celular como mencionamos anteriormente, quando você for correr ou caminhar, por exemplo, você pode utilizar outros equipamentos – como os relógios fitness – que te ajudem a mensurar o seu ritmo, a distância percorrida e a quantidade de calorias que foram gastas por você.

12. Troque a academia por um esporte

Tem dias que ir à academia e repetir os exercícios de sempre pode ser um tanto quanto cansativo. Por isso, para diversificar um pouco a malhação, troque uma aula de ginástica por uma partida de futebol, vôlei e até queimada com os amigos. Você irá se divertir e nem irá perceber o tanto de esforço que estará fazendo. 

13. Estabeleça metas que podem ser ultrapassadas aos poucos

Saber quanto tempo você irá correr ou quantas repetições fará em um exercício de musculação, pense em algo que você consegue fazer dentro de seus limites, mas não se acomode a essa meta. Aos poucos, vá aumentando esse objetivo, fazendo ao menos mais uma repetição ou correndo por mais alguns minutinhos.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *