Skip to content
O que é gordura poli-insaturada

A gordura dietética vem de alimentos de origem animal e vegetal. As gorduras fornecem calorias, ajudam a absorver certas vitaminas e fornecem nutrientes essenciais de que o corpo necessita para funcionar. Todos os alimentos ricos em gordura contêm uma mistura de diferentes gorduras – uma das quais é a gordura poli-insaturada.

As gorduras poli-insaturadas, encontram-se geralmente líquidas em temperatura ambiente e chamadas de “óleos”. Ademais, encontrados principalmente em peixes gordurosos, óleos vegetais, sementes e nozes.

Existem dois tipos principais de gorduras – saturadas e insaturadas. Uma gordura saturada não possui ligações duplas em sua estrutura química, enquanto uma gordura insaturada possui uma ou mais ligações duplas.

Se uma molécula de gordura tem uma ligação dupla,  se categoriza como gordura monoinsaturada. Mas se tiver mais de uma, fica chamada de gordura poli-insaturada.

As gorduras poli-insaturadas – junto com as gorduras monoinsaturadas – são consideradas saudáveis, pois podem reduzir o risco de doenças cardíacas, especialmente quando substituídas por saturadas.

Às duas principais classes de gorduras são poli-insaturados ômega-3 e ômega-6 ácidos gordos. Ambos sendo ácidos graxos essenciais de que seu corpo precisa para o funcionamento do cérebro e o crescimento celular. Ainda, seu corpo não pode produzir ácidos graxos essenciais, então você deve obtê-los de sua dieta.

As gorduras poli-insaturadas são estão em uma categoria de gordura saudável que inclui os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, essenciais para o funcionamento do cérebro. Você deve obtê-los da comida, pois seu corpo não pode fazê-los.

Foto Destaque: Divulgação/Getty Images

This Post Has 3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *