Skip to content
Endotélio: você sabe o que é?

Endotélio: você sabe o que é? O Blog da Unic te fala! O endotélio é uma camada de células que reveste os vasos sanguíneos e linfáticos do corpo. Embora você provavelmente não saiba que ele existe, seu epitélio é vital para mantê-lo vivo! Inclui todos os vasos que transportam sangue e linfa, incluindo as câmaras do coração e os glomérulos, ou “filtros” dos rins.

As células endoteliais são um tipo de célula epitelial – “epitélio” sendo o quarto tipo principal de tecido animal, junto com o tecido conjuntivo , tecido muscular e tecido nervoso .

As células epiteliais são boas em secretar e absorver seletivamente substâncias, transportar substâncias entre as células e detectar mudanças no ambiente celular. Essas propriedades tornam as células endoteliais uma excelente escolha para revestir os vasos sanguíneos e linfáticos.

Para que o sangue e a linfa funcionem adequadamente, os glóbulos brancos, a água, os nutrientes e outras substâncias devem ser cuidadosamente equilibrados e mantidos; as células do endotélio podem sentir mudanças na química do sangue ou da linfa e instruir o corpo a reagir de acordo.

Ademais, as células endoteliais que os navios linha de sangue desempenham papéis incluindo auxiliar com o rim de filtração de produtos residuais para a urina, a libertação de hormonas pelas glândulas, o movimento de células do sistema imunológico, e o aperto ou dilatação dos vasos sanguíneos, em resposta a hormonas como a adrenalina.

Em suma, as células endoteliais são células escamosas – um tipo de célula que é achatada e tem uma aparência “achatada”. Dessa maneira, as escamosas, originalmente nomeadas do latim “squama” que significa “escala”, porque os cientistas pensaram que essas células planas se pareciam com as escamas de um peixe ou cobra.

Foto Destaque: Divulgação/Getty Images

This Post Has One Comment

  1. […] O endotélio é uma camada de células que reveste os vasos sanguíneos e linfáticos do corpo. Dessa maneira, embora você provavelmente não saiba que ele existe, seu epitélio é vital para mantê-lo vivo! Inclui todos os vasos que transportam sangue e linfa, incluindo as câmaras do coração e os glomérulos, ou “filtros” dos rins. Assim, confira qual a função do endotélio no seu corpo, aqui no Blog da Unic! […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *