Skip to content
Maquiagem

Na última quarta-feira (27), o reality show Big Brother Brasil deu início em mais uma temporada. O programa sempre traz conversas importantes sobre tabus da sociedade. Nesta edição não foi diferente. Em seus primeiros dias, trouxe o debate sobre a transfobia mascarada em um episódio de homens e maquiagem. Afinal de contas, é errado homem se maquiar?

O acontecimento

Em uma ação de marketing de uma marca de maquiagem, o fazendeiro goiano Caio sugeriu que as mulheres maquiassem alguns homens. O que foi feito. Contudo, os mesmos desfilaram de forma caricata, usando batons e sombra. A performance acabou chateando uma das sisters. Lumena falou sobre como a atitude em relação às pessoas trans que se identificam com o gênero feminino, se sentem machucadas.

A baiana afirmou a maquiagem é uma atitude de identidade, não de entretenimento, assim como seus companheiros de casa fizeram. Além disso, ela afirmou que foi uma brincadeira prejudicial para as mulheres trans.

A importância da maquiagem

Nesta sexta-feira (29), foi o Dia da Visibilidade Trans. Dessa maneira, o assunto se torna ainda mais relevante. Isso porque o problema, basicamente, está relacionado à performance realizada, não à maquiagem utilizada – principalmente, porque existem diversas linhas de maquiagens para homens -.

Assim, a grande discussão se volta à imagem pejorativa. Isso porque, quando um homem se veste de mulher, geralmente se volta para o humor. Para ficar engraçado. Homens vestidos de mulher no carnaval se tornou ainda mais comum. Dessa forma, esquecem-se das questões identitárias, deslegitimando e diminuindo. Esse acaba sendo o grande problema. É errado essa ridicularização da mulher.

Maquiagem é (e deve ser) para todos

A maquiagem tem grande importância. Ela resgata a autoestima. Ela faz com que as pessoas se sintam poderosas, prontas para qualquer coisa. E a maquiagem é para todos. Ela deve ser para todos. O cuidado com a beleza, com saúde, deve ser para todos. Sem distinção de sexo, raça, religião…

Foto destaque: Reprodução/Globo

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *