Skip to content

3 dicas para você viver com mais saúde e bem-estar

Como vai a sua alimentação? Você costuma dormir o suficiente? E a sua rotina de exercícios físicos? Está com a saúde mental em dia?

Separamos 3 dicas especiais para você adotar na rotina e, assim, viver com muito mais saúde e bem-estar.

1. Crie uma rotina de hábitos saudáveis 

Para uma saúde física em dia, primeiro é necessário ficar atento a sua alimentação. Você conhece aquela expressão “você é o que você come?”, pois bem, ela é muito importante para entender que a dieta alimentar é a base de toda nossa saúde.

O primeiro passo para você ajustar os seus hábitos, é fazer uma reeducação alimentar. Incluir mais verduras, frutas, legumes e grãos em suas refeições é o pontapé inicial para você se manter mais saudável. Evitar o consumo em excesso de industrializados e processados também é fundamental nesse processo de reeducação.

Para quem tem o hábito de ingerir alimentos com muito sal ou açúcar também precisa ficar atento! O alto consumo destes ingredientes é prejudicial para a saúde e incentiva o surgimento de doenças crônicas como, por exemplo, a diabetes e a hipertensão.

E é aqui que entra o próximo passo para uma saúde física em dia: a realização de check-ups. Ter o hábito de fazer exames de rotina pelo menos uma vez por ano, diminui o risco de enfermidades silenciosas e a sua descoberta já em estágio avançado.

Por fim, a prática de exercícios físicos também é recomendada pelos especialistas. Além de melhorar o metabolismo, a prática de alongamento, musculação e esportes ajudam no bom condicionamento do corpo, proporcionando boas noites de sono e queimando as calorias em excesso.

2. Cuide da saúde mental 

Além da saúde física, é muito importante cuidar da saúde mental. Um emocional comprometido pode interferir negativamente na produtividade do seu dia, podendo até provocar o surgimento de sintomas físicos, como dores musculares e taquicardia.

Para uma saúde mental em dia, é essencial incorporar na rotina a prática de atividades relaxantes. A yoga e a meditação são dois exemplos de atividades que ajudam a controlar sintomas de ansiedade e a relaxar em momentos de muito estresse.

Para quem vive uma rotina de muito trabalho, reservar momentos de lazer durante a semana para relaxar e se divertir é fundamental. Nossa mente necessita de momentos livres e descontraídos para se manter saudável.

Tudo isso pode ajudar a evitar sinais de uma saúde mental prejudicada como, por exemplo, a insônia. Assim como ter dias produtivos e bem equilibrados, ter boas noites de sono é fundamental na reposição de diversos hormônios e no descanso do corpo e da mente.

3. Tenha um círculo social saudável 

Você sabia que se manter cercado de bons amigos também é ótimo para a sua saúde? A presença de um círculo social saudável estimula momentos de lazer e descontração necessários para diminuir o risco de enfermidades físicas e mentais.

Por isso, alimente boas amizades, esteja perto de seus familiares e não se esqueça de equilibrar tudo em sua vida. 🙂

 

Voltar

This Post Has 5 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *