Skip to content

Como aliviar a tosse seca persistente?

Você costuma tossir com frequência? A tosse seca persistente é um sinal de que alguma coisa no seu organismo não vai bem!

Conforme falamos no nosso conteúdo sobre as causas da tosse seca, entre os principais motivos para a sua ocorrência estão: alergiasresfriados e tabagismo. Dependendo da sua duração e dos sintomas adjacentes, a tosse seca precisa ser investigada e tratada clinicamente.

Tenho tosse seca persistente. O que eu faço?

O primeiro passo é procurar um médico e realizar os exames solicitados. Caso o seu médico entenda que o seu diagnóstico não envolve nenhuma doença de fundo cardiovascular, nem pulmonar ou gastroenterológica, algumas medidas podem ser tomadas para aliviar a tosse seca. Como dissemos, em inúmeros casos, ela pode ser sinal apenas de um resfriado ou de uma alergia.

Veja 3 maneiras de aliviar a tosse seca:

1. Hidrate-se! 

Devido a chegada do inverno e do ar seco típico desta estação, é necessário se hidratar ainda mais. A água é um ótimo líquido para limpar e hidratar a garganta, por isso, beba, no mínimo, 2 litros por dia.

Os chás naturais também podem ser utilizados para aliviar a tosse seca, principalmente os adoçados com mel. Mas lembre-se: chás não substituem a ingestão de água.

2. Mantenha a casa limpa e arejada 

Manter sua casa sempre limpa, arejada e iluminada pela luz solar é uma das maneiras mais eficazes de controlar a tosse seca proveniente de alergias. Entre as principais recomendações médicas estão:

  • Evite tapetes, bichos de pelúcia e cortinas nos cômodos;
  • Faça a higiene do seu colchão corretamente com frequência;
  • Troque toalhas de banho, de rosto, fronhas e cobertores com frequência;
  • Higienize seus móveis pelo menos 2 vezes por semana para retirar poeiras.

Veja todas as medidas de cuidado necessárias com a casa na prevenção de doenças.

3. Deixe as vias respiratórias livres e limpas 

Em conjunto com as medidas descritas acima, manter as vias aéreas respiratórias limpas também ajudam a aliviar a tosse seca. Fazer uso de umidificadores à noite, assoar o nariz sempre que possível (cada narina de uma vez) e fazer uma limpeza utilizando hastes flexíveis úmidas são formas práticas para isso.

Para quem também sofre com dificuldade para respirar devido à resfriados e alergias, manter uma toalha quente umedecida ao lado da cama ao dormir também ajuda.

Para mais informações, agende uma consulta com um dos nossos especialistas. É super simples, rápido e você não precisa nem sair de casa.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *