Skip to content

Qual o risco da COVID-19 para quem tem outras doenças respiratórias?

Que os idosos, os diabéticos e os hipertensos fazem parte do grupo de risco do novo Coronavírus você já sabe. Agora, será que os pacientes portadores de outras doenças respiratórias também correm maiores riscos diante desta pandemia?

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), depende da doença respiratória. Ter rinite ou sinusite, por exemplo, não aumenta o risco de enfermidades graves da COVID-19. Especialistas afirmam que elas não agravam os sintomas da nova doença por 3 motivos principais:

  • As crises de rinite e sinusite não costumam agredir os pulmões, apenas a mucosa nasal;
  • Elas não apresentam caráter sistêmico, ou seja, não atingem diversos órgãos ao mesmo tempo;
  • E não prejudicam o sistema imunológico, diferente da diabetes e da hipertensão.

De acordo com a Associação, o mesmo também vale para doenças como laringite e faringite.

Entretanto, as recomendações são outras para quem sofre de asma e de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Essas duas doenças caracterizam-se por agredir os pulmões e assim, deixá-los mais vulneráveis à complicações graves da COVID-19.

É muito importante controlar todos os sintomas das doenças respiratórias mencionadas acima para evitar que os sinais do novo Coronavírus sejam mascarados. Por isso, fique atento e cuide da sua saúde!

Caso tenha alguma dúvida ou necessite de ajuda médica, agende uma consulta por vídeo com um dos nossos especialistas. Você escolhe a data e o horário que deseja e recebe atendimento médico sem sair de casa.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *