Skip to content
causas das estrias

Quem sofre com a presença de estrias sabe como essas lesões verticais na pele podem ser incômodas. Ainda que existam muitos tratamentos para essas cicatrizes e estiramentos na pele, a melhor recomendação ainda é evitar o aparecimento ou a ampliação do problema. Afinal, depois que elas se instalam, é muito difícil suavizar a sua aparência.

É essencial considerar quais são as causas das estrias a fim de eliminar o mal pela raiz! Se for um caso em que não foi possível impedir seu aparecimento, sempre há maneiras de atenuar a quantidade de cicatrizes. Quer saber mais sobre o assunto e entender o que fazer? Observe as dicas abaixo e coloque em prática!

O que são exatamente as estrias?

Basicamente, as estrias são cicatrizes resultantes do rompimento das fibras elásticas da pele. Elas podem ser avermelhadas ou brancas. Embora aquelas primeiras marcas assustem mais, quando estão na fase avermelhada são bem mais simples de tratar.

Essas linhas verticais geralmente surgem quando há um estiramento repentino da pele. Costumam arder ou coçar, principalmente em seu início. As causas das estrias são inúmeras, e é exatamente sobre isso que vamos abordar nos próximos tópicos.

Quais são as principais causas das estrias?

Você já entendeu que as estrias são decorrência de um estiramento da pele. Nessas regiões, as fibras se rompem. Tanto a derme quanto a epiderme se tornam mais finas, resultando nas linhas que tanto incomodam diversas pessoas.

Vale ressaltar que as estrias são muito comuns e praticamente todas as pessoas têm essas linhas pelo corpo. Contudo, se esse problema incomoda bastante, vale a pena avaliar quais são as causas e a melhor maneira de evitá-las. Fique por dentro dos principais motivos a seguir!

Falta de hidratação

Quanto mais hidratada e nutrida a sua pele estiver, maior resistência ela terá à tensão. É só pensar em um elástico: quando ele está ressecado, acaba se rompendo com muito mais facilidade, não é?

É por esse motivo que as grávidas, por exemplo, devem abusar dos óleos, manteigas e demais produtos hidratantes. Assim, se você possui tendência a ter estrias, crie uma rotina diária de hidratação e evite banhos muito quentes. Além disso, não se esqueça de beber bastante água. 

Aumento repentino de peso

O principal fator para o aparecimento das estrias está no estiramento repentino da pele. Em geral, isso acontece pelo aumento brusco de peso, seja por conta do ganho de gordura, por exemplo, ou do uso de esteróides para o crescimento de músculos.

Como a pele não consegue acompanhar o aumento rápido do volume corpóreo, pode ser que as fibras se rompam. Especialmente se houver outros fatores associados, como uma tendência genética ou o uso contínuo de alguns medicamentos.

Puberdade

A puberdade também é uma das causas das estrias, especialmente no caso dos homens. Nessa fase da vida, há um período em que eles sofrem um “estirão”, ou seja, um crescimento muito rápido do corpo.

No caso das mulheres, o desenvolvimento de seios maiores e quadris acentuados podem ser um dos motivos da manifestação das estrias. Uma dica para evitar que elas apareçam é consumir vitaminas e nutrientes específicos para a pele. O colágeno, por exemplo.

Como pôde perceber, as causas das estrias são inúmeras. Contudo, o crescimento muscular acelerado, a falta de hidratação e os “estirões” da puberdade estão entre as mais recorrentes. Assim, embora seja impraticável evitar totalmente seu aparecimento, é possível minimizar bastante o quadro, apostando-se em bons produtos para hidratação e suplementos específicos para a pele.

Gostou dessas dicas para cuidar melhor da sua cútis? Que tal ver também qual é a melhor maneira de usar cremes anticelulite? Vai descobrir como se tratar de forma adequada.

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *