Skip to content
benefícios da caminhada

Caminhadas são práticas físicas possíveis de ser feitas por todo tipo de pessoa, não importando idades ou preparo físico. Em relação à saúde, os benefícios da caminhada são múltiplos: ela otimiza o sistema cardíaco, circulatório, nervoso e respiratório, deixa seus músculos mais fortes e reduz os inchaços. Só para citar alguns de seus principais bens.

O bom da atividade é que ela não exige nenhum investimento. Nem restringe a sua prática a determinada localização. Pode-se caminhar em parques, ruas ou praias, por exemplo.  Tire bom proveito da caminhada, mantendo a sua regularidade e comendo de maneira saudável. Confira um pouco mais sobre seus principais benefícios!

Caminhe e cuide bem de sua circulação

Fazer caminhadas que duram em torno de quarenta minutos é o ideal para a redução de sua pressão arterial. Você garante esse benefício por um dia inteiro, ao concluir a atividade. Afinal, no decorrer daqueles exercícios, o fluxo do nosso sangue é potencializado. Isso faz com que nossos vasos sanguíneos se expandam e com que a pressão seja reduzida.

Entre os benefícios da caminhada, destacamos também o trabalho mais intenso as válvulas cardíacas. Dessa forma, os fluxos da hemoglobina e do oxigênio são favorecidos. Com o sangue bombeado adequadamente para os pulmões, nosso sangue obtém muito mais oxigênio. Sem contar que as veias e artérias se dilatam, impulsionando o oxigênio.

Evite a depressão com a prática das caminhadas

Quando se caminha, a endorfina é liberada em grandes quantidades pelo corpo. A endorfina é um hormônio fornecido pela hipófise, uma das responsáveis pelo nosso relaxamento e alegria! Ao praticarmos atividade física, a hipófise gera endorfina de forma automática.

Com o tempo, você sentirá necessidade de caminhar muito mais, para obter os benefícios da caminhada (e da endorfina). O início do exercício, então, incita esse círculo vicioso, que é abastecido pelo hormônio produzido. Assim, cada vez mais relaxado, você se preparará para caminhar mais ainda, a cada dia!

Ajude seus pulmões a funcionarem bem

Nossos pulmões também passam a funcionar melhor com a caminhada. Nossas trocas de gases, que acontecem nos pulmões, tornam-se mais potentes com a frequência da atividade. O que leva todo tipo de impureza a abandonar os pulmões com mais eficácia. O órgão expele, assim, a poeira e o catarro, por exemplo.

Quando os médicos recomendam as caminhadas, essas podem ainda colaborar na dilatação dos brônquios. Elas previnem a bronquite, também, entre outros tipos de inflamação das vias aéreas. Dependendo do caso, o exercício proporciona efeitos parecidos com os dos xaropes dilatadores.

Emagreça com os benefícios da caminhada

Não é fake news! Um dos benefícios da caminhada mais populares é o emagrecimento. Digamos que você esteja habituado a um gasto de energia satisfatório, e passa a fazer caminhadas. A quantidade de calorias demandada pelo corpo aumentará, levando a mais queimas de gordura localizada.

Inclusive, algumas horas após a atividade, você continuará emagrecendo. Um “milagre” que ocorre por causa do metabolismo mais acelerado. Isso porque o aparelho circulatório, respiratório e seus músculos foram estimulados de modo satisfatório!

São muitos, e parcialmente desconhecidos pelas pessoas, os benefícios da caminhada, como pudemos comprovar. Praticamente todas as partes do nosso corpo, assim como o aspecto psicológico e mental, são favorecidas por esse exercício. Agora você não tem desculpas para não calçar os tênis e seguir o caminho da saúde e do bem-estar.

E aí, curtiu as nossas dicas? Esperamos ter estimulado você a começar agora mesmo a se exercitar! Cadastre-se em nossa newsletter e não perca nossas outras publicações.

This Post Has 4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *