Skip to content

Consumo de vitamina C pode ajudar a controlar hipertensão

Pesquisadores indicam que nutriente contribui para eliminar sódio do corpo

Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão apontam que cerca de 30% da população brasileira sofre de hipertensão, doença que tem como principais complicações infarto, arritmias cardíacas, derrame e disfunções renais. Entre os hábitos que ajudam no controle desse problema, um novo estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition indica a ingestão de vitamina C.

Conduzida por um especialista da John Hopkins University School of Medicine, nos Estados Unidos, a pesquisa revisou 29 trabalhos anteriores que comparavam variações da pressão arterial com o consumo de vitamina C. A avaliação revelou que a ingestão de aproximadamente 500 miligramas da vitamina por dia, durante oito semanas, ajuda a reduzir a pressão sanguínea.

A equipe responsável pelo estudo acredita que, por atuar como diurética, a vitamina C pode fazer com que os rins eliminem mais sódio e água do corpo. Isso ajudaria a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão do sangue.

Entretanto, os pesquisadores fazem uma ressalva: como a quantidade de vitamina C apontada equivale a quase cinco vezes o valor mínimo recomendado, a suplementação deve ser feita apenas após a consulta com um profissional. Essa quantidade também poderia ser obtida com seis copos de suco de laranja.

Quatro maneiras de prevenir e controlar a hipertensão

A hipertensão, conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que não tem cura, mas pode ser controlada. “Normalmente, um paciente com pressão igual ou superior a 140/90mmHg é diagnosticado como hipertenso “, explica o cardiologista Enéas Rocco. Essa doença pode desencadear males que envolvem o sistema circulatório, desde um infarto até um derrame cerebral. Entretanto, há hábitos de vida que implicam em pequenas mudanças que estão totalmente ao alcance e podem blindar seu organismo. Confira alguns deles.

1. Um hábito prático e saudável: para afastar o perigo da hipertensão, aposte nas caminhadas. Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, comprovou que a caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora e, o que é melhor ainda, essa queda se mantém nas 24 horas subsequentes. Atividades físicas regulares, principalmente as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Só tome cuidado com os exageros: antes de começar qualquer treino, procure um especialista e faça uma avaliação geral.

2. Pesquisadores do Instituto de Nutrição da UFRJ descobriram que um mal, muitas vezes esquecido, tem grande influência na hipertensão: o acúmulo de gordura na cintura. O indicador é sinal de alerta quando as medidas ultrapassam 102cm para os homens e 88cm nas mulheres, pois essa gordura abdominal duplica as chances de hipertensão, infarto e diabetes. Para reduzir os alimentos gordurosos na alimentação vale incluir frutas, verduras e legumes. Cortar a carne não é preciso, mas dê preferência aos cortes magros como filé mignon e músculo.

3. A redução da ingestão de álcool também auxilia o controle da pressão arterial, porém não é necessária a abstinência. Para não passar da conta, a recomendação é a seguinte: a ingestão de bebida alcoólica deve ser limitada a 30g álcool/dia contidas em 600 ml de cerveja (5% de álcool) ou 250 ml de vinho (12% de álcool) ou 60ml de destilados (whisky, vodka, aguardente com 50% de álcool). Este limite deve ser reduzido à metade para homens de baixo peso, mulheres e indivíduos com sobrepeso e/ou triglicérides elevados.

4. O tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente, além de comprometer toda a sua saúde a longo prazo. “Parar de fumar é fundamental”, alerta o professor de Cardiologia da Santa Casa de São Paulo, Ronaldo Rosa. Isso ocorre porque a nicotina do cigarro aumenta a pressão arterial – o que não significa que fumar cigarros com baixos teores de nicotina diminua consideravelmente o risco de doenças cardíacas.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *